Agente penitenciário é baleado após "salve" do PCC prometer "represálias na rua com caráter de vingança"
Vítima trabalhava na unidade prisional em que carta escrita pela liderança máxima do PCC foi interceptada; confira mensagem
Um policial penal foi baleado nas costas por dois homens quando chegava em casa após o trabalho, na manhã desta segunda-feira (28), no Jardim Belo Horizonte, extremo zona sul de São Paulo. O agente está internado em estado grave, mas o quadro de saúde é estável.
O caso ocorreu um mês após a Sintonia Final Geral, que é o grupo de liderança máxima do Primeiro Comando da Capital (PCC), composto pelos fundadores e sucessores da facção, emitir uma ordem por meio de uma carta, em “caráter de urgência”, contra agentes penitenciários.
O jornalismo do SBT teve acesso à correspondência, que foi interceptada pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) na Penitenciária de Parelheiros, local onde a vítima trabalha.
"Salve geral"
Na mensagem, datada do dia 17 de setembro de 2024, conhecida como "salve geral", a Sintonia Final afirmou que está sendo reprimida nos presídios e prometeu "represálias nas ruas". Uma das reclamações é sobre o tratamento de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, na penitenciária de segurança máxima de Brasília.
O Comando pediu para que os integrantes da facção realizassem um levantamento de informações, em 30 dias, do nome e endereço de policiais penais que trabalham em presídios que usam bloqueadores de celular.
Com os detalhes sobre os agentes penais, a liderança do PCC afirmou que tomaria providências, determinando quem seriam os criminosos que cometeriam os assassinatos.
Além disso, um dos pedidos do levantamento sobre as unidades prisionais é se os locais possuem churrasqueira. A carta cita a ação com "caráter de vingança".
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que investiga o caso como tentativa de latrocínio, que é o roubo seguido de morte. No entanto, ao SBT, Fábio Cesar Ferreira, presidente do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (SIFUSPESP), disse que os tiros foram uma tentativa de execução.
"Toda vez que um agente do Estado sofre um atentado, quem está sofrendo um atentado é o Estado. Então é necessário, sim, que o Estado dê a pronta resposta – e é isso que nós esperamos do governo", disse Fábio.
Veja a carta da liderança do PCC
"Salve geral, data 17.09.24. Sistema é rua.
Primeiramente, um forte abraço cheio de paz para todos integrantes do 1º comando da capital. Estamos ventilando esse salve para todos respectivos "jet's" de sua unidade. O que vem acontecendo no sistema em geral, onde os tiranos vem nos oprimindo e todos nós sabemos que o sistema está em alerta a uns anos, onde que não somos refém de ninguém. Em suma, dessa causa que estão fazendo com o nosso irmão Marcola vão ter répresálias na rua, onde deixamos claro para os jets de suas respectivas unidades. Façam o levantamento de dois agentes, sendo nome e bairro, que tomaremos nossas providências nas autorias. E deixamos deixamos um papo para que, dentro desses trinta dias, determinaremos os irmão faça acontecer e chegar em nossas mãos. Aguardarmos esse levantamento com caráter de urgência. Assinado: Sintonia Final
Comunicado geral data -17-09-24
Primeiramente, deixamos nossos leais e sinceros abraços a todos irmãos na geral. Estamos deixando um papo com caráter de vingança para seus respectivos jet's de suas unidades, que nos mandem com caráter de urgência as seguintes questões:
Primeiro, se a unidade tem bloqueador. Segundo, se a unidade tem churrasqueira e qual está sendo a dificuldade dos irmãos que nós, juntamento com vocês, daremos todo o suporte para que colocaremos a unidade no ar. Onde com caráter de urgência nos manda esses requisitos cidados acima.
ASS: Sintonia Final".
"Comunicado geral data -17-09-24
Primeiramente, deixamos nossos leal se sicenros abraços a todos irmãos na geral. Estamos deixando um papo com carater de vingança para seus respectivos jet's de suas unidades que nos mandem com caráter de urgência as seguintes questões:
1º se a unidade tem bloqueador.
2º Se a unidade tem churrasqueira e qual está sendo a dificuldade dos irmãos que nós, juntamento com vocês, daremos todo o suporte para que colocaremos a unidado no ar. Onde com caráter de urgência nos manda esses requisitos citados acima.
ASS: Sintonia Final