Aeroporto de Viracopos é fechado após morte de funcionário na pista
Ele foi atropelado por uma caminhonete durante atividades de manutenção; operações foram suspensas durante a madrugada
Agência SBT
Um trabalhador do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, morreu na madrugada desta quarta-feira (02) após ser atropelado por uma caminhonete durante atividades de manutenção na pista de pousos e decolagens.
+ CNU: inscrições da 2ª edição do 'Enem dos Concursos' começam nesta quarta-feira (2)
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a vítima, de 47 anos, prestava serviços de manutenção para uma empresa terceirizada que atua no aeroporto. Após o ocorrido, o condutor da caminhonete, de 48 anos, informou que a vítima não estava em seu campo de visão.
Ele acionou o socorro médico, mas a morte do funcionário foi confirmado ainda no local. A perícia foi acionada e o corpo encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Em nota, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), administradora do local, informou que o acidente envolveu profissionais e veículos da empresa prestadora de serviços. O acidente foi comunicado à 1h50 e a morte confirmada às 2h03. A ABV também lamentou o episódio.
Operações suspensas
Por conta do ocorrido, as operações do aeroporto foram suspensas temporariamente durante a madrugada. O aeroporto somente foi reaberto às 6h26.
Até o momento, 9 voos foram cancelados e foram registrados 12 atrasos na unidade.
+ Alerta laranja: Sul e Sudeste estão em perigo para chuvas fortes e frio intenso
Procurada, a companhia aérea Azul disse que, até o momento, 10 voos da empresa foram para outros aeroportos. Já 5 voos que decolariam de Campinas e outros 5 com destino ao aeródromo precisaram ser cancelados.
"Os impactos serão sentidos durante o dia de hoje na operacionalização da malha da Companhia, uma vez que Viracopos é o principal hub da empresa.", afirmou a Azul em nota.
Ainda de acordo com a Azul, voos extras estão sendo destinados para melhor atender os clientes, que estão recebendo toda assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Também procurada, a GOL afirmou que as operações da companhia estão ocorrendo normalmente em Viracopos, sem registro de quaisquer intercorrências. Já a LATAM reinterou que começará a operar voos de passageiros no aeroporto de Viracopos somente em 1° de agosto.
O caso foi registrado como homicídio culposo pela 4ª Delegacia do Aeroporto de Viracopos, onde o autor foi formalmente ouvido. De acordo com as autoridades, as investigações do caso prosseguem por meio de inquérito policial para apurar as circunstâncias do atropelamento.