Adolescente de 15 anos rouba arma de GCM, mata agente e amigo da vítima em Taboão da Serra (SP)
Câmera de segurança registrou assassinatos; vídeo mostra luta corporal antes das mortes
Aline Galdino
Dayres Vitoria
Um guarda civil de Francisco Morato e o amigo dele foram assassinados por um adolescente, na madrugada desta segunda-feira (28), em Taboão da Serra, na Grande São Paulo.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Taboão, o guarda Jhonatas da Paz Ferraz, de 32 anos, teve a moto furtada. Ele e um amigo começaram a procurar o veículo até que o encontraram sob a posse de um menor de idade, de 15 anos.
Câmeras de segurança registraram uma luta entre eles. O adolescente nocauteou um dos homens e roubou a arma do guarda civil. Em seguida, as vítimas foram executadas a tiros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) teria chegado 20 minutos depois do crime, mas as vítimas foram encontradas sem vida.
Um dos menores de idade foi entregue à polícia pelos pais após saberem do assassinato. Ele também foi reconhecido por imagens de câmeras de segurança. O outro, suspeito de participar no furto, foi localizado e apreendido pela Polícia Civil.
+ Delegacia de Homicídios investiga assassinato de faxineiro no Rio
O GCM era conhecido como Ferraz. Ele atuava na Guarda de Francisco Morato desde 2023, mas morava em Taboão da Serra. O agente deixa dois filhos – um de 9 meses e outro de 1 ano e 7 meses. Ainda não há informações sobre o amigo do guarda.
Em nota, a Prefeitura de Francisco Morato e a de Taboão da Serra lamentaram a morte do jovem.
"A Prefeitura de Francisco Morato lamenta profundamente o falecimento do Guarda Civil Municipal Jhonatas da Paz Ferraz, que dedicou sua vida a servir e proteger nossa cidade com coragem e compromisso. Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares, amigos e colegas de trabalho, expressando nossos sentimentos e agradecimentos pela dedicação do GCM Ferraz à segurança de nossa população", declarou.
O caso foi registrado no 2° Distrito Policial de Taboão da Serra.