Publicidade
Brasil

Açude Gargalheiras, no RN, "sangra" após 13 anos e causa comoção entre sertanejos

Reservatório atingiu sua capacidade máxima na noite de quarta. Moradores soltaram fogos quando transbordamento começou

Imagem da noticia Açude Gargalheiras, no RN, "sangra" após 13 anos e causa comoção entre sertanejos
Publicidade

O açude Gargalheiras, em Acari, no Rio Grande do Norte, voltou a "sangrar" após quase 13 anos, por volta das 23h30 de quarta-feira (3). A última vez que o reservatório registrou um transbordamento foi em maio de 2011.

Em 41 dias, com o alto volume de chuvas, o reservatório saiu de 1,63% de acúmulo de água e chegou a sua capacidade máxima, de mais de 44,4 milhões de metros cúbicos.

O transbordo, que começou tímido durante a noite de quarta, já é mais forte na manhã desta quinta-feira (4). Pela parede de 20 metros do reservatório, a queda d'água forma o que os moradores da região chamam de "véu de noiva".

Na região do Seridó, no sertão potiguar, a sangria do Gargalheiras foi motivo para vigílias, orações e muita comemoração. Sertanejos acompanhavam atentamente o nível do açude e soltaram fogos de artifício quando ele começou a transbordar.

"Água é o tesouro do povo do sertão. Que grande alegria!", comemorou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Cenário de filme

Nos quase 13 anos em que ficou sem transbordar, o Gargalheiras passou por períodos em que ficou completamente seco. Em uma dessas épocas, ele serviu de cenário para o filme 'Bacurau', de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, lançado em 2019.

Mendonça Filho chegou a compartilhar uma foto do açude seco, em 2018, em seu X (antigo Twitter), fazendo uma comparação com a imagem do Gargalheiras cheio, agora em 2024.

O que significa um açude sangrar?

No Google, as buscas pelo termo "açude" registraram um pico nesta quinta-feira (4). Foi o maior número de pesquisas pelo assunto nos últimos 90 dias.

Entre as cinco principais pesquisas relacionadas ao termo, segundo o Google Trends, duas são sobre o Gargalheiras. Uma pergunta feita no buscador também chama atenção: o que significa um açude sangrar?

Um açude "sangra" quando o reservatório de água transborda, ultrapassando 100% de sua capacidade de armazenamento. Isso significa que, na noite de ontem, o Gargalheiras atingiu o volume de 44.421.480 metros cúbicos, sua capacidade máxima.

Principais buscas sobre o termo "açude", segundo o Google Trends
Principais buscas sobre o termo "açude", segundo o Google Trends

Na história do açude localizado em Acari, a sangria foi registrada 28 vezes, sendo a última em maio de 2011.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade