Publicidade
Brasil

ACIE repudia morte de cinco jornalistas em ataque israelense ao Hospital Nasser, em Gaza

Associação de correspondentes estrangeiros no Brasil cobra acesso imediato da imprensa internacional à Faixa de Gaza e reforça solidariedade às vítimas

Imagem da noticia ACIE repudia morte de cinco jornalistas em ataque israelense ao Hospital Nasser, em Gaza
Ataque de Israel a hospital em Gaza deixa 15 mortos | Reprodução/Reuters
Publicidade

A Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) repudiou nesta terça-feira (26) os ataques de Israel na área do Hospital Nasser, no sul da Faixa de Gaza, que resultaram na morte de pelo menos cinco jornalistas e de outras 20 pessoas, incluindo socorristas e médicos.

+Vídeo: Tempestade de poeira 'engole' cidades no Arizona, EUA

Em nota, a entidade destacou que o episódio reforça o horror diante do assassinato dos jornalistas, que estavam cumprindo o dever de relatar os acontecimentos da guerra no Oriente Médio.

“A proibição de entrada de jornalistas estrangeiros em Gaza obriga a imprensa internacional a depender do trabalho dos jornalistas palestinos, que, com coragem e muito sacrifício, mostram ao mundo o que acontece na região. Nossa entidade exige que seja garantido o acesso imediato da mídia internacional a Gaza, para que a verdade continue sendo relatada e não silenciada”, afirmou a ACIE.

Entre os jornalistas mortos estão Hussam al-Masri, cinegrafista da Reuters; Mariam Abu Dagga, freelancer da Associated Press; Mohammed Salama, fotógrafo da Al Jazeera; Moaz Abu Taha, freelancer da NBC e da AP; e Ahmed Abu Aziz, também freelancer para veículos internacionais. Dois outros jornalistas ficaram feridos.

+ Brasileiro é encontrado morto em hotel na Grécia; amigo é achado inconsciente no quarto

Autoridades do hospital e testemunhas relataram que Israel atingiu o local pela segunda vez, interrompendo a transmissão ao vivo da Reuters no momento do ataque inicial.

Desde o início da guerra, em 7 de outubro de 2023, mais de 240 jornalistas palestinos foram mortos por fogo israelense em Gaza, segundo o Sindicato dos Jornalistas Palestinos.

A ACIE reforçou a solidariedade aos jornalistas que ainda atuam na região, sob permanente risco de ataques, escassez de alimentos e falta de infraestrutura. “Através do jornalismo livre, a justiça é feita e a memória do horror desta guerra é preservada”, afirmou a entidade.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade