92% das escolas brasileiras limitam ou proíbem o uso de celulares por alunos
Pesquisa TIC Educação de 2023 mostra que há um controle maior para os alunos mais novos. Restrição vem aumentando desde 2020
Nove em cada 10 escolas (92%) de Ensino Fundamental e Médio no Brasil proíbem ou restringem o uso de aparelhos celulares por alunos nas dependências escolares. É o que aponta o estudo TIC Educação 2023 divulgado nesta terça-feira (6). Em 64% das escolas no país, os alunos podem utilizar o telefone celular apenas em determinados espaços e horários. Outros 28% não permitem o uso do dispositivo pelos estudantes em nenhuma ocasião.
+Justiça dos EUA acusa Google de monopólio no sistema de busca e publicidade; entenda
A pesquisa foi lançada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Ela foi realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
O resultado mostra que há um aumento gradual do controle da utilização dos aparelhos celulares, sobretudo para os alunos mais novos. No ano passado, 43% das instituições que atendem alunos mais novos, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, proíbem o celular. Em 2020, eram 32%
Entre as edições de 2020 e 2023 do levantamento, a porcentagem das escolas que oferecem o Ensino Fundamental e proíbem o uso do telefone celular aumentou de 10% para 21%. Na outra ponta, apenas 8% das instituições que atendem estudantes de Ensino Médio proíbem o uso de celulares na escola.
+Exclusivo: polícia prende integrante de milícia que atua na Feirinha da Madrugada em São Paulo
Conectividade
Ainda segundo o estudo, 92% das escolas de Ensino Fundamental e Médio têm conexão à internet. Nas escolas rurais, onde o acesso historicamente sempre foi mais complicado, 81% possuem conexão. Em 2020, eram 52%. Já nas unidades municipais, 89% possuem internet. Há quatro anos, eram 71%. Entre as escolas que não têm acesso à internet, que representam 8% do total, os principais motivos para a ausência de conexão são:
- falta de infraestrutura de acesso à Internet na escola (66%);
- falta de infraestrutura de acesso na região onde a escola se localiza (63%);
- alto custo de conexão (52%).
Os aparelhos são fundamentais para conseguir conexão com a rede de internet. De acordo com a pesquisa, 90% das escolas de Ensino Fundamental e Médio têm ao menos um computador – tablet, notebook ou desktop.
+ Brasil é o 2º país com mais roubo de cartões de pagamento Do total de instituições educacionais, 62% têm computadores para uso dos alunos em atividades de ensino e aprendizagem. Em escolas em áreas rurais, a proporção é de 39% e nas municipais, de 49%.
Mais da metade das escolas (57%) têm conexão à Internet e computadores disponíveis para alunos em pelo menos um espaço escolar. Esse percentual é menor nas regiões Norte (31%) e Nordeste (44%), em áreas rurais (33%) e em instituições municipais (44%).