Publicidade
Brasil

9 de julho é feriado? Saiba quem folga e o que é celebrado

Com a proximidade da data que marca a Revolução Constitucionalista, pesquisas sobre o tema cresceram no Google; veja quais são os próximos feriados nacionais

Imagem da noticia 9 de julho é feriado? Saiba quem folga e o que é celebrado
Manifestação nas ruas de São Paulo durante a Revolução Constitucionalista | Reprodução/Alesp
Publicidade

O mês de julho não conta com nenhum feriado nacional, mas os moradores de São Paulo têm um motivo para comemorar: no dia 9 de julho, quarta-feira, é celebrado o feriado estadual em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932, movimento armado que surgiu no estado para tentar derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas.

+ Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 28 milhões nesta terça-feira (8)

A data é feriado estadual em todo território paulista desde 5 de março de 1997, quando o então governador Mário Covas (PSDB) sancionou a lei nº 9497 e tornou o dia 9 de julho data magna do estado de São Paulo.

Com a proximidade da data, as pesquisas sobre o feriado cresceram no Google, segundo dados do Google Trends, ferramenta que exibe os termos mais populares no buscador.

Entre as principais pesquisas relacionadas sobre o tema, duas mostram que muita gente ainda não sabe exatamente o que é comemorado no dia 9 de julho: "quarta-feira é feriado de quê?" e "9 de julho é feriado de quê?". O SBT News, então, explica abaixo:

O que foi a Revolução Constitucionalista?

Getúlio Vargas assumiu o governo provisório do Brasil em 3 de novembro de 1930, no que ficou conhecido como Revolução de 30. Posteriormente, adotou condutas de centralização de poder: demorou para organizar uma Assembleia Constituinte, fechou o Congresso e nomeou interventores para governar os estados. Os rumos do governo central causaram um descontentamento na população de São Paulo.

A insatisfação popular virou protesto e, em um deles, quatro estudantes foram mortos por forças do governo provisório. As mortes dos jovens Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (conhecidos pela sigla MMDC) em 23 de maio daquele ano, foram o estopim para a Revolução Constitucionalista de 1932.

Estudantes que foram mortos durante protesto no dia 23 de maio de 1932 | Reprodução/Alesp
Estudantes que foram mortos durante protesto no dia 23 de maio de 1932 | Reprodução/Alesp

O movimento armado contra o regime de Vargas teve início no dia 9 de julho, marcando a data que virou feriado. No total, cerca de 35 mil soldados de São Paulo partiram para enfrentar 100 mil do governo central. O conflito terminou em 1º de outubro de 1932, com a rendição dos paulistas – por não terem mais soldados e mantimentos suficientes para continuar lutando. O governo provisório cassou os direitos políticos dos líderes do movimento e os exilou em Portugal.

Por causa do conflito, em 1933, Armando de Sales Oliveira, um civil nascido em São Paulo, foi nomeado interventor do estado no lugar de Manuel de Cerqueira Daltro Filho e, em 1934, Vargas convocou a Assembleia Constituinte, para que uma nova Constituição fosse elaborada.

Próximo feriado nacional

O próximo feriado nacional que cairá durante a semana só acontecerá em 20 de novembro: é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Como em 2025 a data será celebrada em uma quinta-feira, ela pode ser estendida com a sexta e o fim de semana, a depender da avaliação de cada empresa.

Antes do dia da Consciência Negra, o Brasil terá outros quatro feriados. Para a tristeza de muitos trabalhadores, entretanto, todos eles serão comemorados em fins de semana. (Veja lista completa abaixo).

Feriados nacionais

  • 7 de setembro (domingo), Independência do Brasil;
  • 12 de outubro (domingo), Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro (domingo), Finados;
  • 15 de novembro (sábado), Proclamação da República;
  • 20 de novembro (quinta-feira), Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra;
  • 25 de dezembro (quinta-feira), Natal.

Pontos facultativos

  • 28 de outubro, Dia do Servidor Público federal (será comemorado no dia 27, segunda-feira);
  • 24 de dezembro (quarta-feira), Véspera do Natal (ponto facultativo após as 13h);
  • 31 de dezembro (quarta-feira), Véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 13h).
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade