Previsão do tempo aponta alta nas temperaturas e instabilidade
Inmet afirma que poderá haver temporal em paralelo em algumas localidades do país
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta 6ª feira (15.dez), a previsão do tempo para o dia de hoje.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com o meteorologista Olivio Bahia, do Inmet, uma massa de ar quente e seca está atuando no centro-leste do território brasileiro, o que dificulta a formação de nuvens, devido a uma área de alta pressão. Isso eleva as temperaturas em boa parte do país.
No Norte, haverá áreas com alta instabilidade, com calor e umidade. O Nordeste sofrerá com ventos e nebulosidade, associados à baixa pressão e à instabilidade.
A região Sul terá umidade instável e alta no comportamento do ar. Já as áreas da Amazônia passarão por um período chuvoso, com previsão de temporais, raios e rajadas de vento, principalmente nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e na porção oeste do estado do Pará.
?? #Atenção: Previsão de chuvas intensas, hoje (15) e amanhã (16), em áreas do AM, PA, RO, TO, MA e em todo o AC. O volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros (mm) em 24h com ventos de até 60 km/h.
? INMET (@inmet_) December 15, 2023
? Confira o aviso amarelo (perigo potencial) ? https://t.co/eEmRTu3COV pic.twitter.com/GIl1vbIbxo
No Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, em algumas áreas do Tocantins e no Nordeste haverá chuvas localizadas no interior destas regiões.
O Rio Grande do Sul deverá ser atingido por temporais, que devem alcançar Argentina e o Paraguai.
?? #Atenção: Previsão de baixa umidade, hoje (15), em áreas do TO, MA, PI, BA, MG, SP, MS, MT e em todo o estado de GO e DF. A umidade deve variar entre 30% e 20% no período da tarde.
? INMET (@inmet_) December 15, 2023
? Confira o aviso amarelo (perigo potencial) ? https://t.co/ZQhJqJ95kM#umidade #seca pic.twitter.com/hvHpo1aJCq
Nas áreas onde haverá calor, as máximas devem chegar a 40º, principalmente no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em parcelas da região Nordeste.
No Sudeste, assim como em pontos isolados do Nordeste, as temperaturas podem cair, ficando abaixo de 20% das atuais.
Leia também: