Filme sobre tentativa de atentado ao Palácio do Planalto chega aos cinemas
'O sequestro do voo 375' lembra episódio em que homem tentou sequestrar avião para lançá-lo contra a Presidência
SBT News
Chega às salas de cinema de todo o país neta 5ª feira (7.dez) o longa O sequestro do voo 375. O filme é inspirado na história real de um homem que, em 1988, tentou sequestrar um avião e atirá-lo contra o Palácio do Planalto para descontar sua indignação com a situação política do país -- à época presidido por José Sarney, primeiro não-militar a chegar ao poder após a ditadura.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na data em que o caso completou 35 anos, o coprodutor Constâncio Viana Coutinho conversou com o Poder Expresso, do SBT News, sobre a obra e o episódio que a inspirou. Na ocasião, ele exaltou a atuação do piloto, Fernando Murilo de Lima e Silva. "Ele conseguiu contornar a situação, conseguiu conversar com ele e conseguiu, inclusive, enganá-lo. Quando ele [o sequestrador] pediu para vir para Brasília, ele se escondeu atrás de uma nuvem, dizendo que não conseguia ver o Palácio do Planalto, que Brasília não tinha visual", afirmou.
Sobre o fato de a história ser pouco conhecida, Coutinho atribuiu ao momento conturbado que o país vivia, a poucos dias da promulgação da nova Constituição. "O mundo não conheceu a história e, se tivesse se preocupado com isso, se tivesse levado isso em consideração, não teria acontecido o 11 de setembro", arremata.
Relembre a entrevista (a partir de 1h45min35seg):