PF cumpre três mandados de prisão em Uberaba (MG) contra suspeitos do 8/1
Policiais ainda deflagraram 25 mandados de busca e apreensão em cidades de Santa Catarina e Minas Gerais
Raphael Felice
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta 5ª feira (30.nov), a 22ª fase da Operação Lesa Pátria. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva em Uberaba (MG) e outros 25 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais e Santa Catarina. As determinações partiram do Supremo Tribunal Federal (STF).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A Operação Lesa Pátria investiga pessoas que financiaram e fomentaram os atos violentos de 8 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, causando destruição generalizada contra móveis e a estruturas das instituições que compõem os Três Poderes, em Brasília (DF).
A PF também determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.
Os alvos dos mandados são suspeitos de crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
Veja as localidades dos mandados de busca e apreensão:
Uberaba/MG (8)
Conselheiro Pena/MG (1)
Sacramento (MG) (1)
Criciúma/SC (2)
Mafra/SC (1)
Jaraguá do Sul/SC (1)
Pomerode/SC (1)
Brusque/SC (1)
Gaspar/SC (1)
Apiúna/ SC (1)
Rio do Sul/SC (1)
Armazém/SC (1)
Caçador/SC (1)
São José/SC (1)
Florianópolis/SC (1)
Garopaba/SC (1)
Blumenau/SC (1)
Os mandados de prisão preventiva:
Uberaba/MG (3)
Leia também: