SP muda datas do Provão Paulista devido à greve de metroviários
Exame é destino a alunos do Ensino Médio e será aplicado entre os dias 29 e 4 de dezembro
Camila Stucaluc
A Secretaria da Educação (Seduc-SP) precisou alterar o cronograma de aplicação do Provão Paulista devido à greve de trens e metrôs marcada para 3ª feira (28.nov). A medida visa impedir que os alunos sejam prejudicados para chegar aos locais de prova, uma vez que a paralisação deve durar 24h no Metrô e por tempo indeterminado na CPTM.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a pasta, os alunos da 3ª série do Ensino Médio, que fariam o Provão Paulista nos dias 28 e 29, agora participarão do exame nos dias 29 e 30 de novembro. Os estudantes da 1ª e 2ª séries, por sua vez, tiveram os dias de teste transferidos para 1 e 4 de dezembro. Todas as provas serão aplicadas na própria unidade onde os alunos estudam.
"Lamenta a decisão, mas que a solução encontrada tem por objetivo não prejudicar os estudantes da rede estadual, que em sua maioria dependem do transporte público. Todos os alunos inscritos no Provão Paulista, inclusive os que vierem de outros municípios e estados para a capital, deverão seguir as novas datas estipuladas para a realização das provas", disse a Secretaria.
O Provão Paulista foi lançado este ano, tendo a primeira aplicação agora em novembro. A nova avaliação poderá ser utilizada como entrada direta para 15 mil vagas nas principais universidades públicas do estado, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp), a partir de 2024.
+ SP: currículo escolar de 2024 terá mais tempo dedicado a matemática e português
Os estudantes matriculados nas primeiras séries do Ensino Médio devem obrigatoriamente participar da avaliação deste ano, uma vez que a nota da edição será considerada quando os alunos estiverem na 3ª série. No primeiro dia de prova, serão aplicados os exames de linguagens e ciências da natureza, enquanto o segundo dia contará com questões sobre matemática, ciências humanas e sociais.