Publicidade
Brasil

Chuva volta a causar enchentes no Rio Grande do Sul

Temporal também provocou muitos estragos em Santa Catarina; 17 municípios estão em situação de emergência

Imagem da noticia Chuva volta a causar enchentes no Rio Grande do Sul
Enchentes em Santa Catarina e Rio Grande do Sul
• Atualizado em
Publicidade

A chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde 6ª feira (17.nov) tem provocado estragos em diversas regiões do estado, incluindo o Vale do Taquari, atingida por um ciclone extratropical em setembro. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A Defesa Civil informou neste sábado (18.nov) que uma nova enchente deve atingir a região a partir do final da tarde. O motivo são as chuvas muito volumosas e persistentes, ocasionando uma nova elevação do rio Taquari.

Já na tarde deste sábado, o Rio Taquari chegou a 25,04 metros em Lajeado, passando da cota de inundação, e obrigando a retirada de mais de 200 pessoas de casa. A cidade de Rolante ficou de baixo d'água. Moradores precisaram ser retirados de suas casas e levados para um abrigo. Em Muçum, o rio passou mais de um metro da margem de inundação. 

A mesma situação forçou a retirada de 30 famílias de suas casas em Estrela. O governo do estado alerta que os estragos da última enchente podem se repetir. 

"O monitoramento do nível nas barragens das usinas hidroelétricas que compõem o complexo Ceran aponta que nós podemos, ao longo do Rio Taquari, vivenciar um episódio semelhante ao que vivemos em setembro", disse Eduardo Leite, governador do RS, em vídeo publicado nas redes sociais. 

"Este risco é real, nós precisamos que as pessoas que vivem nestas comunidades de risco nestas localidades que foram atingidas em setembro que deixem as suas casas", finalizou. 

Na Serra Gaúcha, várias cidades também foram atingidas. Em Gramado, um homem, de 48 anos, e o filho, de d18 anos, foram resgatados de uma casa que desabou. Eles tiveram ferimentos leves. Um motorista se arriscou atravessando a ponte que fica entre Bento Gonçalves e Cotipora, invadida pelo Rio das Antas. Em Antônio Prado, um carro foi arrastado e um homem está desaparecido. 

No Vale do Caí, na cidade de Feliz, um porco foi resgatado pela Defesa Civil de um galpão. Em São Sebastião do Caí, o rio transbordou e há perigo de enchente.

A chuva também provocou muitos estragos em Santa Catarina. Ao todo, 17 municípios estão em situação de emergência, sendo eles: Paraíso, Barra Bonita, São João Batista, Zortéa, Treze Tílias, Herval d?Oeste, Ouro, Ibicaré, São Carlos, Águas de Chapecó, Trombudo Central,  Luzerna, Agronômica, Ibiam, Jacinto Machado, Presidente Getúlio, Ituporanga. 41 registraram ocorrências, como Urupema, onde a ventania arrancou o telhado e todas as paredes de uma casa. Ninguém ficou ferido.

Na cidade de Urubici, na Serra Catarinense, um homem quase foi levado pela correnteza após uma ser arrancada pela força da água. Ele precisou se agarrar em uma árvore para conseguir sair, enquanto os parentes gritavam desesperados. Em outro ponto da cidade, após o temporal, alguns os moradores pegaram peixes da rua alagada.

No Paraná, rajadas de vento, com cerca de 60 km/h, derrubaram muitas árvores e deixaram 69 mil consumidores sem energia na Região Metropolitana de Curitiba e no litoral. A área central da capital foi a mais prejudicada pelo apagão. A Copel -- empresa responsável pelo fornecimento de energia no estado -- não deu previsão para reestabelecer o serviço.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade