Publicidade
Brasil

Quase metade dos jovens vulneráveis teme não ter emprego no futuro

Pesquisa também mostra que 43% têm medo de não realizar sonhos. ONG ouviu 1.213 jovens e adolescentes

Imagem da noticia Quase metade dos jovens vulneráveis teme não ter emprego no futuro
Quase metade dos jovens vulneráveis teme não ter emprego no futuro
• Atualizado em
Publicidade

Uma pesquisa feita pela ONG CAMP Pinheiros, que capacita e conecta adolescentes e jovens a empresas, mostra que 46% dos 1.213 entrevistados temem não ter emprego e passar dificuldades financeiras no futuro. 43% também dizem ter medo de não realizar os sonhos. É o caso da Juliana dos Santos, de 16 anos, que trabalha como jovem aprendiz na área administrativa de um hospital da capital paulista. 

"Eu penso que eu não vou conseguir depois que meu contrato acabar. Meu sonho é ter minha casa própria e ficar perto da minha família", conta Juliana.

A adolescente integra o programa da ONG que faz a ponte com empresas contratantes e insere no mercado quem tem entre 14 e 24 anos. Na instituição são atendidos jovens em vulnerabilidade socioeconômica ou que recebem bolsa-auxílio do governo. Muitos moram em comunidades e estudam em escolas públicas.

Atualmente, o Brasil tem 50 milhões de jovens, mas esse percentual deve cair pela metade até o final do século, segundo o pesquisador e diretor da FGV Social, Marcelo Neri. O especialista, no entanto, avalia que esse envelhecimento da população brasileira abre perspectivas para os jovens.

"Eles vão ser valorizados no mercado, principalmente, aqueles que tiverem educação e souberem fazer essa conexão com o mercado de trabalho", afirma o professor.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade