Estudantes têm até esta 3ª feira para se inscrever no vestibular da USP
Primeira fase está agendada para o dia 19 de novembro; confira obras obrigatórias
Os estudantes interessados em concorrer a uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) têm apenas até esta 3ª feira (10.out) para realizar a inscrição no vestibular da Fuvest. O processo deve ser feito por meio do site da Fundação Universitária para o Vestibular, responsável pela prova. A taxa de inscrição é de R$ 191, mas há opção de isenção.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A primeira fase da Fuvest está agendada para o dia 19 de novembro e a segunda fase, para os dias 17 e 18 de dezembro. As provas de competência específica, por sua vez, acontecem entre 11 de dezembro e 11 de janeiro de 2024. Ao todo, são 8.147 vagas em diversos cursos, distribuídos em sete campos, com opções na capital e no interior.
Além de estudar as matérias comuns do ensino médio, como Língua Portuguesa, Matemática, Física e Biologia, o estudante deve fazer leituras de obras que serão englobados nas questões na prova. Confira a lista deste ano:
- Marília de Dirceu - Tomás Antônio Gonzaga;
- Quincas Borba - Machado de Assis;
- Angústia - Graciliano Ramos;
- Alguma Poesia - Carlos Drummond de Andrade;
- Mensagem - Fernando Pessoa;
- Nós matamos o cão tinhoso! - Luís Bernardo Honwana;
- Campo Geral - Guimarães Rosa;
- Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles;
- Dois irmãos - Milton Hatoum.
Além da Fuvest, a USP terá mais duas formas de ingresso para os novos estudantes: o Enem USP e o Provão Paulista. Em todos os processos de seleção, a USP reservará 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos de escolas públicas (EP). O número total de vagas oferecidas pela USP, então, é de 11.147
Para a seleção pelo vestibular da Fuvest, das 8.147 vagas oferecidas, 4.888 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência; 2.053 vagas para candidatos egressos da escola pública (EP); e 1.206 para estudantes de escola pública autodeclarados pretos, pardos e indígenas (EP/PPI).
Em relação a seleção do Enem USP estão sendo destinadas 1.500 vagas, sendo 685 serão para Ampla Concorrência, 512 para estudantes EP e 303 para estudantes EP/PPI.
+ USP segue como latino-americana mais bem classificada no ranking global de universidades
Já o Provão Paulista será uma forma de avaliação seriada, aplicada pela Secretaria Estadual da Educação aos estudantes do 1º, 2º e 3º anos das escolas públicas estaduais de ensino médio. Nesse programa, a USP oferecerá 1.500 vagas, das quais 558 são voltadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).