Lavanda pode tranquilizar ou estimular, depende da origem
Existem mais de 40 tipos de lavanda no mundo. Especificamente a lavanda brasileira é uma estimulante, usada contra fadiga, cansaço.
Você acha que tudo o que vem da lavanda, aquela plantinha roxa e cheirosa, acalma e tranquiliza?
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Cuidado.
Existem mais de 40 tipos de lavanda. E especificamente a lavanda brasileira é uma estimulante, usada contra fadiga, cansaço.
A lavanda francesa, que é produzida na França, (óbvio) é a utilizada para acalmar e tranquilizar pessoas, ambientes, animais.
No início, essa planta tinha fins ornamentais, para decoração. Mas aos poucos os produtores foram vendo que as flores da lavanda são muito utilizadas na produção de óleos essenciais, aqueles óleos caríssimos que se usa para a fabricação de perfumes, cremes de beleza e muitos outros produtos.
Essa flor é colhida duas vezes por ano, em abril e outubro. Na verdade, não se fala que ela é colhida e sim cortada, porque as flores são retiradas, mas a planta fica.
É uma planta resistente a pragas, por isso não se usa produtos químicos. É um cultivo fácil, mas que precisa de cuidados.
Certa vez um agricultor me contou que a lavanda faz o maior bem pra saúde de quem planta, no caso, ele, que fica sem estresse e feliz em trabalhar no meio delas.
Eu diria que faz bem também para os olhos, porque é um verdadeiro colírio!
A França é o maior produtor de lavanda do mundo, com mais de 5 mil hectares plantados e em torno de 1.000 produtores rurais.
No Brasil, a produção é bem menor e a maior parte tem como destino a jardinagem e a decoração e vem despertando também o turismo e outros investimentos diversos.
Temos lavouras de lavanda no Sul de Minas, também em Cunha no interior de São Paulo; o Paraná já tem a Rota da Lavanda que passa por Londrina, Ponta Grossa entre outras cidades; e no Rio Grande do Sul, Morro Reuter. A cidade gaúcha de 7 mil habitantes foi o primeiro município a plantar lavandas comercialmente, cerca de 20 famílias se dedicam à atividade para extração de óleo.
Além de óleos essenciais, a essência da lavanda está também nos produtos de beleza, biscoitos, geleias, chocolates e até na cerveja.