Publicidade
Brasil

Paulo Zdan, parceiro de Cassiano em hits e ex-banda Brylho, morre aos 69 anos

Músico e compositor de soul teve canções gravadas por nomes como Tim Maia, Caetano Veloso e Sandra de Sá

Imagem da noticia Paulo Zdan, parceiro de Cassiano em hits e ex-banda Brylho, morre aos 69 anos
Paulo Zdan, parceiro de Cassiano em hits e ex-banda Brylho, morre aos 69 anos (Reprodução/Facebook)
• Atualizado em
Publicidade

Paulo Zdanowski, mais conhecido como Paulo Zdan, importante músico carioca de soul, morreu na última 6ª feira (29.set), aos 69 anos. O falecimento foi anunciado por Natasha Zdan, filha do artista, em post no Facebook. "Sua alegria e amor à vida ficarão para sempre guardados em nossos corações", escreveu. A causa não foi divulgada.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Carreira

Apelidado de Paulinho Motoka, Zdan marcou época nas parcerias com Cassiano (1943-2021), em hits como A Lua e Eu e Coleção. O músico também se destacou nas composições da banda de soul e funk Brylho, nos anos 1980.

Nascido no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, Zdan começou a carreira na década de 1970. Fez parte da banda de acompanhamento de Cassiano e dividiu diversos trabalhos com o paraibano. 

No clássico disco Cuban Soul: 18 Kilates (1976), de Cassiano, Zdan atuou como produtor, guitarrista e compositor, coassinando as canções. Figuram no álbum, além de A Lua e Eu e Coleção, o sucesso Onda.

Entre 1982 e 1985, integrou o grupo Brylho, que teve vida curta e lançou apenas um disco, um homônimo de 1983. Zdan compôs as principais faixas do álbum, como o hit Noite do Prazer (com Claudio Zoli e Arnaldo Brandão), Destrava Maria (com Zoli, Pedro Silva e Brandã) e Joia Rara (com Zoli). 

Em publicação no Facebook, Zoli lamentou a morte do amigo. "Devo muito a Paulinho. Sempre foi generoso comigo, me recebia de braços abertos em sua casa. Vivemos muita coisa juntos com Cassiano e depois fomos juntos para a banda Brylho. Paulinho se formou médico, mas seu coração sempre foi a música. Suas composições geniais estão eternizadas em nossos corações", disse. 

Após o fim da banda, Zdan lançou um compacto, em 1985, com as músicas Impulso e Desejo e Paranoia. Seis anos depois, Cassiano regravou Coleção e Salve Essa Flor no disco Cedo ou Tarde (1991).

Nos anos de 2006 e 2007, cantou e tocou guitarra nas bandas Good Times e Soul Rio.

Ao longo de sua trajetória, Zdan teve composições gravadas por dezenas de nomes da música brasileira, como Tim Maia, Caetano Veloso, Nana Caymmi, Djavan, Luiz Melodia, Emílio Santiago, Banda Black Rio e Ivete Sangalo.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade