Deslizamento de terra deixa um morto e quatro desaparecidos no Amazonas
Segundo o governo do estado, dez feridos receberam atendimento de equipes de saúde
Felipe Moraes
Um deslizamento de terra deixou um morto, dez feridos e pelo menos quatro desaparecidos, no início da noite desse sábado (30.set), na comunidade de Arumã, em Beruri, município no interior do Amazonas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Mais de 40 imóveis, como casas, comércios e igrejas, foram arrastados para dentro do rio. Cerca de 200 pessoas foram afetadas pelo deslizamento. Em post no Instagram, a prefeitura de Beruri declarou luto oficial de três dias, prometeu apoio às famílias e investigação do incidente.
"Vamos trabalhar incansavelmente para garantir que todas as vítimas recebam as devidas assistências, bem como identificar as causas dessa tragédia e tomar as medidas necessárias para evitar que algo semelhante ocorra no futuro", disse, em nota.
Em posts na rede social X (antigo Twitter), o governo do Amazonas informou que acionou órgãos estaduais para atuar no suporte ao município. Policiais militares e agentes da Defesa Civil estadual se deslocaram na noite de ontem para iniciar o atendimento.
As dez pessoas com ferimentos receberam assistência no local. O governo ainda disse que equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, do IML, e servidores da Assistência Social, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria de Saúde e Fundação de Vigilância de Saúde se dirigiram à região do deslizamento.
Determinei total apoio nas buscas e assistência às vítimas do desbarrancamento que aconteceu ontem, na comunidade do Arumã, em Beruri. Nossas equipes estão em campo para fazer o que for preciso. Minha solidariedade e orações às famílias atingidas.
? Wilson Lima (@wilsonlimaAM) October 1, 2023
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), escreveu no X que determinou "total apoio nas buscas e assistência às vítimas do desbarrancamento que aconteceu ontem, na comunidade do Arumã, em Beruri".
"Nossas equipes estão em campo para fazer o que for preciso. Minha solidariedade e orações às famílias atingidas", completou.
Leia também:
+ Queimadas no Brasil diminuem, mas ainda preocupam
+ Manaus decreta situação de emergência por causa da seca do Rio Negro
+ 13 cidades do Amazonas estão em situação de emergência por conta da seca
+ Amazonas decreta emergência ambiental por causa de queimadas