Quanto de soja você tem em casa?
Hoje vamos falar do produto que o Brasil mais exporta e que traz muita riqueza para o país.
Sabe o creminho para as rugas? Ele contém isofavlona, componente da soja que combate os radicais livres que envelhecem a pele. Assim como os esmaltes de unhas, as cápsulas de medicamentos, tintas, vernizes, até prancha de surf tem soja na composição para garantir resistência.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No mundo do combustível ela é a protagonista na produção do biodiesel. Cerca de 85% do combustível vem da soja, segundo a Embrapa.
Na alimentação, os usos mais conhecidos são o óleo e o leite de soja e o molho shoyu, mas a soja está presente também nas massas, no chocolate e na papinha para bebê. Também vira lecitina para produzir salsicha, barrinha de cereais, sorvete e maionese. O farelo de soja é o principal ingrediente da ração para animais.
Sem falar, e já falando, que consumimos soja transformada em ovos, presuntos, linguiças, e até no torresmo. A soja ainda entra em bolachas, macarrão, bolos, pães por meio do leite e dos ovos.
Como geradora de empregos, são mais de 243 mil produtores que atuam na cadeia da soja e um mercado de 1 milhão e 400 mil empregos. É também por isso que se diz que o agronegócio é tão importante para o Brasil e que o agro não pode parar.
O plantio da safra 2023/2024 já começou no Mato Grosso e nos estados do Centro-Oeste, o produtor está sendo rápido para aproveitar o clima favorável e sem chuva por lá para ganhar tempo. Nas outras regiões do país, os trabalhos começam em outubro, conforme calendário estabelecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A área plantada deve ser de 45 milhões de hectares e se o tempo ajudar, a colheita deve alcançar um novo recorde, de 163,2 milhões de toneladas, aumento de 4,5% na comparação com o ciclo anterior, apontou nesta sexta-feira a consultoria Safras & Mercado.
E para onde vai toda essa soja? Cerca de 60% são exportados e os outros 40% vão para a nossa casa. A soja não tem amido, nem glúten, é rica em vitaminas A e C, e minerais, como cálcio e fósforo, que ajudam no fortalecimento da pele e cabelos e beneficiam a saúde dos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose. O grão também contém gorduras poli-insaturadas, o que contribui na diminuição do LDL (também conhecido como colesterol ruim) e aumento do HDL (colesterol bom). E isso contribui para uma boa saúde cardiovascular.