Publicidade
Brasil

SBT acompanha cirurgia de artrose de quadril na AACD

Presidente Lula vai passar pelo procedimento, nesta sexta-feira (29.set), em Brasília

Imagem da noticia SBT acompanha cirurgia de artrose de quadril na AACD
Centro cirúrgico
• Atualizado em
Publicidade

A reportagem do SBT pôde registrar, com  exclusividade, uma cirurgia para correção de artrose de quadril, no centro cirúrgico da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em São Paulo. O servidor público, Paulo Rogério Fialcoski, enfrentava a doença havia 10 anos e quase não conseguia mais andar. "Dói o joelho, o quadril, é uma dor constante quando você tá andando", lamenta o paciente. "É como se você tivesse uma pedra amarrada na sua perna". A enfermidade acontece quando a cabeça do fêmur perde a cartilagem, se desgasta e acaba afetando a bacia. A perna do paciente fica mais curta, conforme explica o médico cirurgião ortopedista, Fellipe Takatsu, especialista nesse tipo de cirurgia no país. Foi ele quem comandou a intervenção a que Paulo foi submetido. Depois de uma hora e meia, o paciente foi para o pós-operatório e no mesmo dia (28.set) faria os primeiros exercícios de caminhada.    

Para corrigir o problema, as partes desgastadas são substituídas por próteses de titânio e cerâmica. Isso acontece na cabeça do fêmur e na parte da bacia que vai receber o atrito da nova peça metálica. Embora a cirurgia seja considerada de alta complexidade, o procedimento conta com a ajuda da tecnologia.. Um mapeamento feito por imagens digitais indica o local exato onde o cirurgião deve atuar. A AACD realiza, por ano,170 artroplastias, nome dado à substituição de partes doentes por próteses. A Organização Mundial da Saúde estima que, no Brasil, 10 milhões de pessoas tenham artrose.

Presidente Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, será submetido a uma artroplastia nessa sexta-feira (29.set) no Hospital Sírio Libanês, em Brasília. Lula tem artrose de quadril há alguns anos e, recentemente, vinha se queixando de dores intensas. Com a maratona de viagens internacionais, o problema só se agravou. A recuperação costuma durar, segundo os médicos, de trinta a quarenta dias.  

      
    

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade