Publicidade
Brasil

Ação da Cidadania completa 30 anos e vê doação de alimentos cair

Maior movimento de combate a fome do país foi criado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho

Imagem da noticia Ação da Cidadania completa 30 anos e vê doação de alimentos cair
Ação da Cidadania
• Atualizado em
Publicidade

Fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que morreu em 1997, a Ação da Cidadania já distribuiu 55 milhões de quilos de alimentos. É o mesmo que 275 milhões de pratos de comida. A iniciativa beneficiou 26 milhões de pessoas nesses 30 anos de existência.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A ONG conta com a ajuda de 3 mil voluntários para distribuir alimentos em todo o país, porém, este ano, houve uma queda brusca nas doações. Até agora, recebeu apenas 10% do que foi doado em todo o ano passado. 

O filho de Betinho, Daniel de Souza, não desanima, apesar de ver o galpão vazio: "é uma luta constante e histórica que esse Brasil tem contra a desigualdade, que gera fome, que gera violência, que gera as violações dos direitos humanos", enfatiza.

Para estimular as doações, a Ação da Cidadania está lançando um livro sobre as atividades desenvolvidas em três décadas de história.

O co-autor da obra, Plínio Braga, ressalta que a causa se tornou ainda mais abrangente."Não é só o dinheiro que compra uma cesta básica. Vai comprar de um produtor local, alguém que seja comprometido com agricultura familiar, com produtos orgânicos, então, você tem todo um conceito que vai além de só a sua doação". 

Fome persistente

No site da Ação da Cidadania, a organização lembra que em 1993, a missão de Betinho era tirar 32 milhões de pessoas do mapa da fome. Mas, em 2022, o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil revelou que há 33 milhões de famintos no país. Por esses números, alimentar a população permanece como uma medida de urgência. Betinho sempre lembrava que "quem tem fome, tem pressa".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade