Amazonas decreta emergência ambiental por causa de queimadas
Estado registrou quase 4 mil focos de incêndio só nos 10 primeiros dias de setembro
Mariana Rocha
O Governo do Amazonas decretou emergência ambiental devido à incidência de queimadas na região. Só nos dez primeiros dias de setembro, foram registrados 3.925 focos de incêndio no estado. O número é o segundo maior já contabilizado para o mês, desde 2021.
A medida abrange nove municípios do sul do estado e mais 13 cidades na região metropolitana, incluindo a capital, Manaus. Também foram anunciadas medidas para reduzir os impactos das queimadas e do desmatamento ilegal no estado, já nos próximos 90 dias.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Será destinado cerca de R$ 1 milhão em recursos, para atuação de 339 agentes estaduais e da Força Nacional nos municípios onde se concentra o maior número de focos de calor.
Em algumas cidades da zona rural de Manaus, o fogo se alastra por 24 horas, sem controle. O corpo de bombeiros atua no combate aos incêndios e também em ações preventivas.
"Mais uma vez, alertando para as pessoas evitarem tocar fogo naquele lixo, naquelas folhas que tem no seu quintal. E as pessoas que têm problema respiratório, usar até mesmo máscara, se possível", aconselha o sargento do Corpo de Bombeiros, Pedro Ramos.