Brasil perdeu "duas Alemanhas e meia" em vegetação nativa
Desde 1985, destruição da floresta nativa chegou a 96 milhões de hectares.
Victor Ferreira
O Brasil perdeu, desde 1985, 96 milhões de hectares em área de vegetação nativa. O equivalente a quase cem milhões de campos de futebol. A extensão corresponde a duas vezes e meia o território da Alemanha. Os dados foram divulgados nesta 5ª feira (31.ago), pelo MapBiomas. Só nos últimos cinco anos, a perda de vegetação nativa em todos os biomas brasileiros aumentou 25%, quase 13 milhões de hectares. Nem a aprovação do Código Florestal, em 2012, desacelerou a destruição.
Desde o início da série histórica, 25 estados brasileiros perderam vegetação. São Paulo se manteve estável, com 21% de vegetação nativa, e o Rio de Janeiro teve um leve aumento de vegetação nativa, com mais 1%, chegando a 32%. Amazonas (95%), Amapá (95%) e Roraima (93%) seguem na liderança com as maiores proporções de território natural. Sergipe é o estado com menor vegetação nativa (16%).
Tratando-se dos biomas, Amazônia foi o que mais perdeu floresta: 52 milhões de hectares, área equivalente ao território da França. Mas foi o Cerrado o que mais perdeu em proporção: 25% de sua floresta nativa."Tem um movimento no Brasil que é as pastagens dão lugar pra agricultura e as florestas, os ambientes naturais estão dando lugar às pastagens", afirma Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Um quinto da vegetação nativa restante do país está em terras indígenas. Por outro lado, em todos estes anos, os territórios registraram apenas 1% de perda de vegetação. Especialistas têm orientado para a necessidade de uma economia que preserve a floresta e que tenha baixa emissão de carbono. "Se a gente fala de qualquer item que vai ser exportado pra qualquer lugar do mundo, eles querem produtos que tenham baixo conteúdo de carbono e sejam responsáveis nas questões sociais" afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.