Publicidade
Brasil

Amazônia Legal concentra maior parte dos indígenas

Terra Yanomami (AM/RR) tem maior número de habitantes indígenas

Imagem da noticia Amazônia Legal concentra maior parte dos indígenas
censo
• Atualizado em
Publicidade

A publicação do IBGE "O Brasil indígena: uma nova foto" desta 2ª feira (7.ago) mostra que a Amazônia Legal - região formada pelos estados do Norte, Mato Grosso e parte do Maranhão - é a que concentra a maior parte dos indígenas do país (51,25% ou 867,9 mil indígenas). O contingente corresponde a 3,26% do total de habitantes da região.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News 

"Esse é um recorte importante para entender a participação da população indígena na Amazônia e a importância para a conservação do ambiente amazônico. É importante destacar que esses dados acabam revelando que há uma grande participação indígena na Amazônia Legal, mas lembram também que há aproximadamente metade dessa população residindo fora dela", observa o gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas, Fernando Damasco. 

Na Amazônia Legal foram contados 403,3 mil indígenas vivendo nos territórios oficialmente delimitados, o equivalente a 64,83% dos indígenas vivendo nessas terras. Na Amazônia Legal, a proporção de indígenas que vivem nesses territórios (46,47%) supera a média do país (36,73%).

censo
Mapa da Terra Indígena Yanomami | Instituto Socioambiental (terrasindigenas.org.br)

A terra indígena com maior número de habitantes indígenas é a Yanomami, com 27.152, ou 4,36% do total de indígenas em terras indígenas. A reserva Yanomami tem quase 10 mil hectares de área e está situada nos estados de Roraima e Amazonas, na divisa com a Guiana. Raposa Serra do Sol (RR) vem a seguir, com 26.176 indígenas e a Terra Indígena Évare I (AM), com 20.177, aparece em terceiro lugar no ranking.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade