Polícia Federal desmonta esquema de invasão de terras na Amazônia
Operação Balcão de Negócios apura suspeitas de falsificação de documentos
A Polícia Federal anunciou nesta 2ª feira (07.ago) o lançamento da operação Balcão de Negócios, que visa desmantelar uma organização suspeita de operar uma rede de falsificação e transferência fraudulenta de terras públicas para particulares na Floresta Amazônica.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A ação policial inclui a execução de cinco mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal em Itaituba (PA). Os alvos dos mandados incluem um corretor de imóveis e dois servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no município.
As investigações tiveram início quando funcionários de um cartório de registros de imóveis local levantaram suspeitas sobre a autenticidade das assinaturas e dos documentos do INCRA durante uma tentativa de transferência de propriedade pública para terceiros. O cartório comunicou o ocorrido ao INCRA, que confirmou a falsificação dos documentos.
As apurações indicam que o grupo atuava há vários anos, oferecendo esses serviços ilícitos diretamente na sede local do INCRA. Um corretor de imóveis, cujo pai já havia sido titular do cartório de registros de imóveis da cidade, estaria atuando como intermediário entre particulares interessados e os servidores envolvidos na falsificação dos documentos.
Os servidores do INCRA sob investigação já acumulavam diversos Processos Administrativos Disciplinares por práticas semelhantes. Durante a condução das investigações, um dos servidores sob suspeita chegou a oferecer, voluntariamente, seus serviços ilegais a agentes disfarçados da Polícia Federal.
As investigações estão em curso.
* Estagiário sob supervisão de Edney Freitas