Publicidade
Brasil

Brasil registra recorde de emplacamento de carros novos em julho

Mais de 215 mil veículos zero quilômetros foram registrados, segundo a Fenabrave

Imagem da noticia Brasil registra recorde de emplacamento de carros novos em julho
carros zero
• Atualizado em
Publicidade

O incentivo do Governo Federal, com descontos de até R$ 8 mil na compra do carro zero quilômetro, alavancou as vendas das montadoras, e fez o mês de julho bater recorde de comercialização de veículos leves. Foram mais de 215 mil unidades, 27,5% mais em relação ao mesmo período do ano passado.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

De acordo com o presidente da Fenabrave, que representa as distribuidoras de veículos, o setor deve fechar o ano melhor do que 2022. "Agora, vamos ver o mercado em agosto, setembro e outubro que, normalmente, são meses bons. No semestre, são 20% maior que no primeiro semestre. Então, nós estamos confiantes que o mercado retome, continue na batida que está, e vamos ter um bom ano", afirma José Maurício Andreta Júnior.

A projeção pode dar um ânimo para a indústria automobilística, que está com os pátios cheios. Para tentar movimentar esses estoques, algumas montadoras no Brasil decidiram, por conta própria, manter e até aumentar os descontos - em alguns casos, os cortes chegam a R$ 70 mil.

Outro fator que tem pressionado o mercado é a chegada de novas montadoras chinesas, principalmente, as de veículos elétricos.

Para o professor de Economia do Insper, Roberto Dumas, o incentivo do governo não resolveu todos os problemas do setor. É preciso uma política industrial de longo prazo.

"Isso é apenas um esparadrapo, que ajuda, momentaneamente, a indústria automobilística. E, por que não ajudou outros setores? Isso parece minorias organizadas, acabam prejudicando maiorias desorganizadas", conclui o especialista.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade