Publicidade
Brasil

Mais de 4 milhões de brasileiros perderam as casas para desastres naturais

Nos últimos 10 anos, 78% dos municípios decretaram estado de emergência ou calamidade pública devido a eventos climáticos

Imagem da noticia Mais de 4 milhões de brasileiros perderam as casas para desastres naturais
casas destruídas pela chuva
• Atualizado em
Publicidade

Um estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que, nos últimos 10 anos, mais de 4 milhões de brasileiros tiveram que deixar suas causas em decorrência de desastres naturais.

Mais de 2 milhões de moradias foram danificadas, em todo o país, por eventos como temporais, enchentes e enxurradas. Mais de 46% delas ficavam na região Sul. O prejuízo habitacional passa de R$ 26 bilhões.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Neste mesmo período, de 2013 a 2023, conforme o levantamento, 4.334 prefeituras (78%) decretaram estado de emergência ou calamidade pública devido a eventos climáticos. 

O presidente do CNM, Paulo Ziulkoski, afirma que os recursos do Governo Federal são insuficientes para lidar com esses momentos de crise. "Foram mais de 112 mil habitações que tiveram destruição total, e que não houve praticamente nenhum investimento. Trata-se de uma coisa essencial do ser humano, que é ter o seu espaço para morar, com o mínimo de dignidade, né?", ele pondera.

Para a família da Ângela, essencial é reconstruir a vida no mesmo lugar. "Nós gostaríamos muito, né? Que nós tivéssemos autorização para construir aqui. É a nossa história, é o que a gente sempre planejou", afirma a assistente social que perdeu a casa durante a passagem do ciclone pelo Rio Grande do Sul, em junho deste ano.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade