Economia verde: mais de 100 empresas entregam sugestões a Fernando Haddad
Documento foi apresentado nesta 6ª feira. Parte do projeto de lei será levado ao Congresso em agosto
Pablo Valler
Agosto à vista e a promessa do governo federal de apresentar um Plano de Transição Ecológica está na expectativa de, pelo menos, 100 grupos empresariais do país. O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds) entregou ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, um documento com diversas sugestões nesta 6ª feira (29.jul). Veja o material aqui.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O dcoumento está dividido em seis eixos: nova infraestrutura verde, finanças sustentáveis, bioeconomia, transição energética, adensamento tecnológico e economia circular. Apesar disso, o ministro tem dito que o projeto de lei será apresentado em partes para o Congresso Nacional, o que pode levar meses ou até um ano.
Mas, no próximo mês, a primeira fase do texto deverá ser concluída. Será sobre a regulação do mercado de carbono. Em seguida, ainda sem data, deve ser elaborada uma taxonomia social e ambiental.
Para Mariana Grossi, presidente do Cebds, uma prioridade para o empresariado é a regulamentação de instrumentos de pagamentos por serviços ambientais (PSA), que remunera produtores rurais por áreas preservadas. "O ministro pediu nossa contribuição e nós vamos aproveitar", exclamou ela, empolgada com a chance de, finalmente, avançar com a pauta.
Veja também: