Rei Charles III envia carta ao Cacique Raoni
Correspondência foi entregue em evento de celebração do líder indígena no Xingu
SBT News
O Rei Charles III enviou uma carta ao Cacique Raoni Metuktire, reconhecendo as contribuições do líder indígena para a preservação da Amazônia e a proteção dos povos indígenas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Sua voz tem sido fundamental no Brasil, e no mundo, em esforços para preservar a Amazônia e em seu apoio aos direitos de todos os povos indígenas", disse Charles na carta.
No documento, o monarca britânico relembra a visita que fez à Amazônia em 2009 em que testemunhou "em primeira mão os profundos impactos do desmatamento e das mudanças climáticas na floresta tropical e nos povos e comunidades indígenas que ali residem".
O documento foi entregue nesta 6ª feira (28.jul) durante um encontro de lideranças no território kayapó em São José do Xingu - MT. O "Chamado do Cacique Raoni - Grande encontro das lideranças guardiãs da Mãe Terra" contou com a presença da presidente da Funai, Joenia Wapichana, e da ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara, que discursou na manhã desta 6ª.
"O Cacique Raoni tem uma trajetória fundamental de conscientização da humanidade em relação aos direitos e à situação dos povos indígenas. O impacto da atuação dele vai além do Brasil. Eu mesma, que nasci numa região rural do Reino Unido, tomei conhecimento de sua história. Foi ótimo participar desse momento de celebração da vida dele. Quando penso em Raoni, penso numa liderança que é capaz de levar a luta dos povos indígenas para o mundo inteiro", afirmou encarregada de negócios da embaixada do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins,durante o encontro.
O governo britânico colaborou financeiramente para a realização do eventopor meio do Programa REDD for Early Movers (REM).