Tarcísio recua e desiste de transferir Cracolândia para o Bom Retiro
Governo de São Paulo informou que irá "reavaliar o plano"
SBT News
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recuou e anunciou nesta 5ª feira (20.jul) que irá reavaliar o plano de transferir os usuários da Cracolândia para o bairro do Bom Retiro, no centro da cidade.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A medida havia sido anunciada pelo governador na 3ª feira (18.jul). Segundo Tarcísio, a ideia era levar o fluxo para perto do Complexo Prates, que tem recursos para oferecer serviços no combate à dependência química. A ideia não foi bem recebida pelos comerciantes da região e pelos próprios usuários de drogas.
+ Cracolândia: paulistanos consideram estado e prefeitura responsáveis pela situação
Na noite de ontem (19.jul), houve um tumulto na Rua dos Gusmões, também no centro da capital paulista, uma das regiões onde se aglomera agora a Cracolândia. Segundo a Polícia Militar, usuários de droga formaram uma barricada e atearam fogo em lixos, colchões e entulhos, impedindo a circulação de carros. Para controlar o tumulto, os policiais utilizaram bombas de efeito moral, o que dispersou os usuários que estavam aglomerados no local. Contudo, a motivação do ato não foi informada.
Em nota enviada ao SBT News, o governo do Estado informou que "novas possibilidades para solucionar o problema da Cracolândia estão sendo estudadas e serão divulgadas em breve". Também disse que tem "ampliado as ações sociais e de saúde para o atendimento aos usuários de crack e outras drogas, além de intensificar as ações preventivas e ostensivas na área de segurança pública".