Publicidade
Brasil

Morre, aos 79 anos, ex-embaixador e ex-ministro Sergio Amaral

Diplomata atuou como embaixador do Brasil no Reino Unido, na França e nos Estados Unidos

Imagem da noticia Morre, aos 79 anos, ex-embaixador e ex-ministro Sergio Amaral
sergio amaral
• Atualizado em
Publicidade

O diplomata Sergio Amaral, 79 anos, morreu nesta 5ª feira (13.jul), em São Paulo. Ex-embaixador do Brasil em Londres (1999-2001), Paris (2003-2005) e Washington (2016-2019), Amaral também foi ministro da Indústria e Comércio (2001-2003) e porta-voz da Presidência da República no governo de Fernando Henrique Cardoso.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O vice-presidente da República e atual ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), lamentou no Twitter a morte do ex-embaixador, relembrando uma "extensa lista de serviços prestados ao país".

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota, na manhã desta 6ª feira (14.jul), lamentando o falecimento do ex-embaixador. "O Ministro Mauro Vieira, em nome de toda a Casa, estende suas condolências e expressa seu reconhecimento por uma trajetória de relevantes serviços prestados ao Ministério das Relações Exteriores e ao Brasil", diz o texto.

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e com pós-graduação em Ciência Política pela Universidade Paris-Sorbonne, Sergio Amaral foi negociador da dívida externa brasileira e ocupou altos postos na administração pública, entre os quais o de Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Secretário de Comunicação e Porta-Voz do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi também presidente dos Conselhos da CAMEX e do BNDES.

Leia a nota do Ministério das Relações Exteriores na íntegra:

"O Ministério das Relações Exteriores informa, com grande pesar, o falecimento do Embaixador Sergio Amaral, ocorrido na noite de ontem, 13 de julho, na cidade de São Paulo.

Ao longo de sua brilhante carreira, Amaral chefiou as embaixadas do Brasil em Londres, Paris e Washington e, durante o mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso, foi porta-voz da Presidência da República e também Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre outras importantes funções.

Aos familiares e aos muitos amigos e amigas que o Embaixador cultivou ao longo da vida, o Ministro Mauro Vieira, em nome de toda a Casa, estende suas condolências e expressa seu reconhecimento por uma trajetória de relevantes serviços prestados ao Ministério das Relações Exteriores e ao Brasil".

*Matéria atualizada às 12h00 de 6ª feira (14.jul)

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade