Mais de 31 mil brasileiros estão na fila do INSS há mais de 1 ano
Ministério da Previdência pretende, até dezembro, regularizar tempo de espera para 45 dias
![Imagem da noticia Mais de 31 mil brasileiros estão na fila do INSS há mais de 1 ano](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2Fprevidencia_social_502dc89ece.jpg&w=1920&q=90)
Luciane Kohlmann
Mais de 31 mil brasileiros estão na fila do INSS, há mais de 1 ano, esperando a concessão de benefícios. O dado foi divulgado, nesta 4ª feira (05.jul), pelo Ministério da Previdência, durante o anúncio de um sistema de transparência previdenciária. Até o final de junho, o INSS possuía cerca de 1,8 milhão de pedidos aguardando análise.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Por lei, o tempo para a conclusão do processo deve ser de até 45 dias. Mas, apenas 36% dos pedidos estão dentro do prazo. Acima disso, o INSS é obrigado a pagar correção monetária após a concessão do benefício. Até o momento, 24% dos pedidos aguardam até 3 meses; 26% até 6 meses; e 11% acima de 180 dias.
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, afirma que o prazo de análise deve ser reduzido para, no máximo, 45 dias até o mês de dezembro.
Para atingir a meta, será retomado o pagamento de bônus por produtividade aos servidores. A medida provisória que autoriza a gratificação sai na semana que vem. O ministério promete ainda automatizar processos para acelerar a análise dos pedidos.