Refugiados afegãos recebem vacina e comida na chegada a abrigo em Praia Grande
Os 128 afegãos que estavam no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, estão em segurança no litoral paulista

Gudryan Neufert
Os 128 refugiados afegãos que estavam acampados no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, já estão seguros e instalados em Praia Grande, no litoral sul paulista.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A chegada dos refugiados aconteceu após a prefeita de Praia Grande, Rachel Chini (PSDB-SP) inicialmente recusar o recebimento dos estrangeiros. O contratempo só foi resolvido após ligação telefônica entre ela e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Recebidos com aplausos, os refugiados chegaram por volta da 0h deste sábado (1.jul) à colônia de férias do Sindicato dos Químicos, onde estão agora instalados.
"É central, na política de migração, considerar a autonomia das pessoas, né? Nós costumamos dizer que pra nós, o migrante é o sujeito de direitos. Então, o que nós fazemos aqui é facilitar pra que eles tenham esse primeiro acolhimento inicial pra que depois eles possam tocar suas vidas", disse Paulo Illes, coordenagor geral da política nacional de migrações do Ministério da Justiça.
Vacina e comida
Guardas municipais fazem a segurança do prédio e agentes do Corpo de Bombeiros ajudam na distribuição de produtos. A lavanderia ganhou cinco novas máquinas para atender os recém-chegados.
Além de alimentos e acomodações para dormir, os 128 afegãos tiveram a carteira de vacinação renovada, recebendo doses de imunizantes contra Covid-19, sarampo e poliomielite.
A cozinha da colônia de férias está desativada e deve ser arrumada em breve para atender os refugiados. Enquanto isso, os afegãos ganham marmitas do programa Bom Prato.
"Eu me sinto relaxado, eu estou tão feliz em chegar num abrigo depois de passar por tantos problemas no aeroporto", disse um refugiado afegão, que ocupa um dos cômodos ao lado da mulher e dos três filhos.