Biomédicos estão autorizados a receitar produtos com canabidiol
Medida representa "um avanço significativo no campo da saúde", diz Conselho Federal de Biomedicina
Wagner Lauria Jr.
O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) autorizou biomédicos habilitados em Acupuntura a prescreverem produtos fitoterápicos à base de canabidiol (CBD), nesta 6ª feira (23.jun). Substância está presente na planta cannabis sativa, nome científico da maconha.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A resolução foi publicada no Diário Oficial da União e permite que estes profissionais possam receitar os produtos sem a obrigatoriedade de orientação ou prescrição médica.
Profissionais da área da saúde, como médicos, dentistas, nutricionistas e fisioterapeutas, já estavam autorizados a prescrever os fitoterápicos.
"Essa medida representa um avanço significativo no campo da saúde, abrindo novas possibilidades terapêuticas para pacientes que buscam alternativas naturais para o tratamento de diversas condições de saúde", disse o CFBM, em nota publicada no site oficial.
O conselho ainda explica que a decisão se baseia na literatura e tradição medicinal chinesa, ligada à acupuntura, que já relatava os propriedades fitoterápicos analgésicas do gênero cannabis em um livro publicado no ano 210 d.c
Veja também:
+ Produtores rurais brasileiros já ganham mais com árvores do que com bois
+ Medo em falar de saúde mental no trabalho? ESG pode quebrar o tabu
+ Do fast-fashion à moda sustentável: a virada ESG da indústria têxtil