Publicidade
Brasil

Ferrovia Norte-Sul levou 36 anos para ser concluída e tem 2 mil quilômetros

Obra começou no governo de José Sarney, com atrasos e suspeitas de fraude

Imagem da noticia Ferrovia Norte-Sul levou 36 anos para ser concluída e tem 2 mil quilômetros
Foto: Beth Santos / Secretaria-Geral PR
• Atualizado em
Publicidade

A obra que liga São Paulo ao Maranhão começou em 1986 e foi pensada para ser a espinha dorsal da malha ferroviária do país. Os mais de 2,2 mil quilômetros passam por cinco estados e ligam regiões importantes para o agronegócio brasileiro.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A Ferrovia está dividida em três tramos. O primeiro trecho, o Tramo Norte, liga Açailândia, no Maranhão, a Porto Nacional, no Tocantins e foi inaugurado em 2007 e concedido para operação pela VLI Logística.O segundo tramo, Central, fica entre Palmas (TO) e Anápolis (GO). O terceiro conecta os municípios de Ouro Verde (GO) e Estrela d'Oeste (SP). A empresa Rumo faz a gestão do ramo centro-sul da ferrovia, entre Porto Nacional e Estrela D'Oeste, em São Paulo, em um trecho de 1.537 quilômetros.

mapa norte-sul
Mapa da Norte-Sul / Reprodução: Ministério dos Transportes

No interior de São Paulo, a ferrovia conecta-se à Malha Paulista de trens, que vai até o litoral. Com isso, a ferrovia permite a ligação do Porto de Santos (SP) ao Porto de Itaqui (MA)

A obra que durou 36 anos teve diversos atrasos e foi alvo de fraude desde o início, quando foi licitada pelo governo de José Sarney. Em uma publicação vencedora do prêmio Esso de jornalismo, o repórter Jânio de Freitas, da Folha de S. Paulo, revelou um arranjo para que as construtoras envolvidas na obra ganhassem a licitação sem disputa. Apesar da denúncia, a investigação foi arquivada pelo Ministério Público.

Leia também

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade