Publicidade
Brasil

Ministério Público pede ao TCU que investigue projeto na Foz do Amazonas

Licença da Petrobras indeferida pelo Ibama provocou racha no governo

Imagem da noticia Ministério Público pede ao TCU que investigue projeto na Foz do Amazonas
foz do rio amazonas
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu que a Corte analise o projeto da Petrobras de exploração de petróleo na bacia da foz do Amazonas. A representação é assinada pelo subprocurador-geral Lucas Furtado e pede que o acompanhamento das discussões diante dos riscos de lesão ambiental.

O subprocurador-geral pede ainda que o TCU avalie aspectos no tocante a economicidade. "De certo, o risco ambiental está presente em qualquer empreendimento humano. Mas esse aspecto deve ser considerado em um sistema fluido onde outros aspectos também necessitam ser sobrepesados, tal qual o desenvolvimento econômico e a geração de renda aos brasileiros", afirmou.

Na última 4ª feira (17.mai) o Ibama negou licença solicitada pela Petrobras para perfurar o bloco FZA-M-59, na bacia da Foz do Amazonas, considerado o 'novo pré-sal' do país. No dia seguinte a Petrobras informou que vai recorrer da decisão do Ibama em indeferir a exploração.

A divergência provocou um racha no governo. O Ministério do Meio Ambiente defendeu a decisão do Ibama, enquanto outros membros do governo defendem o projeto da Petrobras. O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, chegou a deixar o partido Rede, ao qual era filiado, pela discussão sobre o tema com a ministra Marina Silva.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade