SP: Aumenta registro de casos de doença respiratória em crianças
Levantamento indica que 69% dos hospitais do estado registraram alta de internações em maio
Israel de Carvalho
Pesquisa realizada pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp) aponta que, durante o mês de maio, 69% dos hospitais do estado registraram aumento de internações de crianças por casos de síndrome respiratória.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o relatório, o aumento se deu entre 21% a 39% em 71,05% das instituições consultadas. Já nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), 63,16% dos hospitais também relataram crescimento de 21% a 39% no registro.
"No período do outono/inverno prevalecem doenças respiratórias e a recomendação é que a população se previna e não esqueça da vacinação", destaca o médico Francisco Balestrin, presidente do SindHosp.
O sindicato informa que realizou a pesquisa em 56 hospitais, sendo 30% da capital e 70% do interior, no período de 8 a 12 de maio.
Internações de adultos
A pesquisa também registrou as doenças que estão levando adultos para internação em hospitais. O levantamento mostra um aumento de internações de adultos em 64% dos hospitais consultados nos últimos 15 dias.
As doenças prevalentes neste grupo são:
- Viroses em geral: 35%
- Doenças respiratórias: 31%
- Doenças crônicas: 20%
- Dengue: 8%
- Covid: 4%
+ Presidente do STF pauta descriminalização do uso de drogas para 24 de maio
+ Mais de 90% das instituições de ensino superior suspenderam aulas na pandemia
+ Com baixa adesão, Butantan alerta para importância de vacinação contra gripe