Estudo aponta mudança de hábitos da população em prol da sustentabilidade
No Brasil, 96% das pessoas dizem sentir a necessidade de reduzir o consumo ou reciclar, sem que possível
SBT News
Uma pesquisa, realizada pela consultoria KPMG, mostra que 85% dos consumidores no mundo já fizeram mudanças em seu estilo de vida para se tornarem mais sustentáveis.
No Brasil, 96% das pessoas dizem sentir a necessidade de reduzir o consumo ou reciclar, sempre que possível. Já 76% afirmam reutilizar materiais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O coordenador de uma empresa de reciclagem em São Gonçalo, na região Metropolitana do Rio de Janeiro, lembra que atitudes simples, como fazer o descarte correto dos materiais, além de ajudarem o meio ambiente, ainda impulsionam outros setores da economia.
"A reciclagem de alumínio, hoje, ela reduz em 95% a emissão de gases, também reduz em 95% o consumo de energia. Isso fomenta a coleta seletiva, fomenta a geração de rendas", acrescenta Leonardo Muniz.
Para o ambientalista Sérgio Ricardo, é preciso que toda a população assimile essa mudança cultural, envolvendo o poder público, as famílias e as escolas.
"Eu diria que, nesse aspecto, o Brasil ainda está na pré-história. Enterrando e queimando lixo em grande quantidade, emitindo gases de efeito estufa e contaminando o solo, as águas, os manguezais. Nós precisamos que a sociedade se mobilize para exigir do poder público - em especial, das prefeituras - investimentos na coleta seletiva, na reciclagem, o apoio às cooperativas de catadores, e também programas de educação ambiental", pondera o ambientalista.
Leia também: