Publicidade
Brasil

Morre o historiador e escritor Boris Fausto, aos 92 anos

Autor de "A Revolução de 1930" e outros clássicos da história do Brasil morava em São Paulo

Imagem da noticia Morre o historiador e escritor Boris Fausto, aos 92 anos
boris
• Atualizado em
Publicidade

Morreu em São Paulo nesta 3ª feira (18.abr) um dos maiores historiadores do Brasil, Boris Fausto. Aos 92 anos, ele era também escritor, professor, cientista político e advogado. Sua obra mais conhecida foi "A Revolução de 30:Historiografia e História", um clássico da história brasileira.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Boris Fausto escrevia sobre história, mas também sobre a política, sobre os costumes, sobre a criminalidade na capital paulista, onde vivia.

O historiador era doutor pela Universidade de São Paulo, foi coordenador de Ciências Humanas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, professor visitante da Brown University e pesquisador sênior da Rockefeller Foundation. 

Ganhador de prémios como o Jabuti - levou três, em 1995, a1998 e 2000 -, sua obra literária é vasta e variada. Como escritor, publicou sucessos como "O Brilho do Bronze" e "O Crime do Restaurante Chinês".

A Fundação FHC divulgou nota em que afirmou que Boris Fausto foi pioneiro nos estudos sociais do País e um dos maiores historiadores do Brasil. Em nota, a Faculdade de Direito da USP lamentou a morte do historiador. "É com pesar que a Faculdade de Direito da USP comunica o falecimento de seu Antigo Aluno, o historiador e cientista político Boris Fausto".

"Graduado na Turma de 1953 pela FDUSP, é Bacharel e licenciado (História) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, onde lecionou no Departamento de Ciência Política", informou a nota. 

A nota fala ainda da obra deixada por Boris Fausto. "Sua principal obra, A Revolução de 1930, publicada pela primeira vez em 1970, traça historiografia e história e é considerado um clássico das ciências sociais brasileiras. Em um de seus mais populares trabalhos, "História do Brasil", analisa os 500 anos do país. Escreveu também "Trabalho Urbano e Conflito Social" e "Crime e Cotidiano"."

Boris Fausto nasceu em 1930, em São Paulo, filho de imigrantes judeus. Em 2011, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).

O velório acontece na Funeral Home, na Rua São Carlos do Pinhal, 376, em São Paulo, a partir de 8h desta 4ª feira (19.abr).

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade