Inteligência artificial emitirá alertas de desmatamento em tempo real
Ferramenta do Google em parceria com universidades e institutos de conservação foi lançada nesta 3ª
O desmatamento, inclusive por fogo em tempo real, será monitorado por uma nova ferramenta do Google em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). A novidade foi anunciada nesta 3ª feira (4.abr) em Belém (PA). A Earth Timelapse tem imagens captadas via satélite desde 1984. Por comparação, é possível identificar mudanças territoriais. Além disso, inteligência artificial também será usada para identificar e alertar focos de incêndio, assim como prever alagamentos. Esse último caso, por enquanto, engloba 27 cidades. Mas, o Google pretende expandir para 47 até junho desse ano. Em breve, possíveis desastres serão notificados via smartphone.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Origem da madeira ilegal
A inteligência artificial, unida à bioquímica, ainda será resposável por identificar de onde veio qualquer lote de madeira. Assim, uma indústria moveleira ou um consumidor final poderá saber se um produto tem material proveniente de corte ilegal.
Essa ferramenta foi desenvolvida em parceria com a The Nature Conservacy (TNC), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e a Universidade de São Paulo (USP). Treze especialistas em UX design, machine learning, geolocalização e gerenciamento de projetos estarão à disposição da plataforma chamadda Google.org Fellowship; A princípio, terá duração de seis meses.
Veja também: