Presos assistem a clássico paraense no Novo Mangueirão
Internos participaram da limpeza do estádio por seis dias e foram convidados para assistirem ao jogo
Israel de Carvalho
Cinquenta custodiados da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) assistiram à partida entre Remo e Paysandu, o clássico Rei da Amazônia, realizada no domingo (26.mar) no recém-reformado Mangueirão, por meio do projeto "Conquistando a Liberdade".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O principal objetivo do projeto é, segundo a Secretaria, promover a reinserção social de pessoas privadas de liberdade e que estão custodiadas no Sistema Penitenciário, por meio de práticas de recuperação e conservação ambiental de áreas, obras e vias da cidade, criando a conscientização e reflexão de sociedade pelas boas práticas do trabalho prisional em favor de espaços públicos.
Ação
De acordo com a Agência Pará, mais de 100 internos do regime semiaberto estiveram, desde terça-feira (21.mar), no trabalho de limpeza e remoção de resíduos sólidos das obras do Estádio. No domingo, 50 deles foram convidados pelo governo do estado para assistir ao clássico paraense, válido pela primeira partida da semifinal da Copa Verde, que acabou em 1 x 0 para o Remo. O estádio estava em reforma desde 2021.
Durante a preparação para o primeiro evento teste do Novo Mangueirão, os internos da SEAP foram responsáveis por parte da limpeza do espaço. E hoje, no primeiro jogo, eles puderam assistir ao RexPa diretamente do estádio. A iniciativa faz parte do programa de humanização e? pic.twitter.com/vGsDv5m9O7
? Governo do Pará (@GovernoPara) March 26, 2023
Segundo o Secretário Adjunto de Gestão Operacional, Ringo Alex Frias, a ação da Seap no Novo Mangueirão tem resultados positivos e contribui para o aumento do número de internos em ações sociais futuras.
"Durante toda a semana, o trabalho desenvolvido pelos custodiados contribuiu para a manutenção e organização do Estádio. Hoje nós fechamos com chave de ouro, ao convidarmos eles para assistir o Re-Pa", disse.
Na avaliação do juiz da Vara de Execução Penal de Belém, Deomar Barroso, a ação da Seap demonstra para a sociedade que é possível ressocializar as pessoas.
"O projeto ?Conquistando a Liberdade? é fantástico, mostra que vale a pena investir na educação, na saúde dentro do cárcere e na humanização da pena. Parabéns a todos os servidores que fazem parte desse lindo trabalho", comentou o juíz.
Depoimentos
Há 10 anos sem ir ao estádio, o custodiado Fredericio Barbosa, de 29 anos, agradeceu o "privilégio".
"Agradeço primeiramente a Deus, e a toda Seap, especialmente a reinserção. Hoje eu vejo meu desempenho, faço o meu melhor e fico feliz em saber que eu ajudei a deixar o Mangueirão mais bonito com o meu trabalho", contou.
Foi por meio do projeto que o interno Joel Janaú entrou pela primeira vez em um estádio de futebol.
"Tenho 46 anos e nunca tinha vindo ao estádio. Agora estou tendo essa oportunidade através da Seap, que me levou para trabalhar. Hoje meu coração está vibrando muito, ainda mais pelo convite do Governador, para que nós pudéssemos assistir ao jogo", disse à Agência Pará.