Homens solteiros pagam 62,5% a mais por seguro de carro do que os casados
Diferença entre as mulheres solteiras e casadas é de 32,1%
O seguro de carro para homens solteiros é 62,5% mais caro do que se ele for casado. É o que revela uma pesquisa divulgada pela insurtech TEX, através do Índice de Preços de seguros de automóveis (IPSA). A faixa-etária do condutor também afeta no valor que será desembolsado. O levantamento revela que um homem de 26 anos pagou 18% a mais no seguro do carro do que um com 36 anos
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o estudo, em média, os homens solteiros pagavam 10,4% do valor do veículo no seguro do carro, enquanto entre os casados, o valor chega a 6,4%. A diferença entre as mulheres solteiras e casadas caí quase pela metade, além do valor ser menor quando comparado com os homens. Enquanto o índice para eles ficou em 7,3%, para elas ficou em 6%.
"Em geral, quando as mulheres batem o carro, por exemplo, a quebra costuma ser apenas uma raspadinha. Já os homens costumam se envolver em grandes acidentes", afirma o diretor executivo da TEx, Emir Zanatto.
Zanatto também ressalta que, além do risco apresentado, gênero, idade e estado civil do condutor, o valor do seguro é calculado com base no preço e região onde o veículo mais circula.
Dados da Superintendência de Seguros Privados mostram que os sinistros que ocorrem com mulheres geram valores de indenização menores, em comparação com o gênero masculino.