Publicidade
Brasil

Foguete sul-coreano é lançado da base de Alcântara, no Maranhão

Carga útil do veículo foi desenvolvida no Brasil; voo busca mostrar força nacional em lançar foguetes

Imagem da noticia Foguete sul-coreano é lançado da base de Alcântara, no Maranhão
Foguete sul-coreano é lançado da base de Alcântara, no Maranhão
• Atualizado em
Publicidade

Com o objetivo de demonstrar a capacidade nacional em desenvolver tecnologias espaciais e lançar foguetes, o foguete sul-coreano Hanbit-TLV, com carga útil desenvolvida 100% no Brasil, foi lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, no domingo (19.mar). O voo durou 4 minutos e 33 segundos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O lançamento ocorreu por meio da Operação chamada de Astrolábio, resultado da parceria entre o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Força Aérea Brasileira (FAB), e a empresa sul-coreana Innonspace.

O Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, destacou que o lançamento é uma prova de que Centro está apto para lançar foguetes, posto que o CLA  conta com "equipes especializadas e qualificadas", bem como infraestruturas e sistemas de preparação, lançamento e rastreio "plenamente operacionais".

"O sucesso deste lançamento binacional, envolvendo o Brasil e a Coreia do Sul, ratifica que o Centro está totalmente apto, tanto do ponto de vista técnico-operacional, quanto do ponto de vista administrativo, para realizar lançamentos de foguetes nacionais e estrangeiros em praticamente quaisquer épocas do ano, com precisão e segurança", disse.

Já o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, afirmou que a Operação Astrolábio mostrou a capacidade do CLA, que ainda será ampliada por meio do Centro Espacial de Alcântara (CEA).

"Este lançamento quebrou um paradigma, pois poderemos ter diversas operações comerciais, a partir do CEA, nos colocando entre os centros espaciais reconhecidos mundialmente e inseridos nesse mercado tão grande e que se desenvolve a cada dia mais, que é o mercado espacial. O lançamento do Hanbit-TLV e as parcerias futuras trarão uma série de benefícios, pois são receitas que vêm para o município de Alcântara, para o estado do Maranhão e para o Brasil", concluiu.

O Hanbit-TLV é um lançador de satélites que mede 16,5 metros e pesa 8,4 toneladas. O foguete utiliza um sistema de alimentação por bomba elétrica, além de tecnologia híbrida, o que proporciona composição química estável, fabricação mais rápida e de menor custo.

Já o Sisnav é um experimento tecnológico brasileiro visto como essencial para a navegação autônoma de foguetes.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade