Publicidade
Brasil

Geraldo Alckmin toma posse como presidente do Conselho Deliberativo da ABDI

Ministra Luciana Santos foi empossada integrante titular do colegiado

Imagem da noticia Geraldo Alckmin toma posse como presidente do Conselho Deliberativo da ABDI
53ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo da ABDI (Lula Lopes)
• Atualizado em
Publicidade

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), tomou posse na 4ª feira (15.mar) como presidente do Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), durante a 53ª reunião ordinária do colegiado.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Na ocasião, foram empossados também outros conselheiros, incluindo a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, como titular. O secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, será o suplente de Alckmin.

Na reunião, o novo presidente do conselho disse que aumentar a produtividade brasileira é uma de suas metas. Segundo Alckmin, a queda de 4,5% na produtividade do trabalho na indústria no ano passado e o cenário negativo esperado para 2023 precisam ser revertidos.

"Temos que nos debruçar para ver o que podemos fazer para avançar. O desenvolvimento do setor produtivo, e da indústria em especial, não depende apenas de inovação, mas também de fatores importantes como a reforma tributária, custo de capital, questões logísticas, acordos internacionais, entre outros", pontuou.

Luciana Santos, por sua vez, ressaltou que os desafios do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação perpassam desafios do país, entre os quais a reindustrialização do Brasil, inserida em cadeias mais dinâmicas da economia mundial. Em suas palavras, "nessa agenda, a ABDI tem um papel decisivo e a Ciência e Tecnologia vão acompanhar de perto esses desafios". De acordo com ela ainda, o foco na transformação digital também é um ponto de convergência entre o trabalho da pasta da qual é titular e a ABDI.

O presidente da agência, Igor Calvet, afirmou que, com a eleição dos novos conselheiros, a entidade passa agora por nova pactuação do seu contrato de gestão e do planejamento estratégico dela. "Também demos passos fundamentais hoje para 2023, com a aprovação do relatório de gestão da agência, das demonstrações contábeis e do Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna (Paint)", declarou.

A ex-deputada federal pelo Acre Perpétua Almeida foi empossada no cargo de diretora de gestão da ABDI. Na reunião, ela reforçou ser importante investir na bioeconomia.

O Conselho Deliberativo da ABDI, o qual Alckmin preside agora, é o órgão colegiado de direção superior. É formado por 16 conselheiros titulares e os respectivos suplentes. O mandato dos conselheiros tem duração de dois anos e é permitida uma recondução. Confira os titulares e suplentes empossados, além de Alckmin, na 4ª feira:

  • MCTI: Luciana Santos (titular)
  • MDIC (Sempe): Milton Coelho da Silva Neto (titular) - Alfredo Gonçalves Nascimento (suplente)
  • MF: Cristina Fróes de Borja Reis (titular) - Eduardo Luís Lafetá de Oliveira (suplente)
  • MPO: Maria Raquel Mesquita Melo (titular)
  • MIDR: Valder Ribeiro de Moura (titular)
  • BNDES: José Luís Pinho Leite Gordon (titular)
  • CNI: Gustavo Pinto Coelho de Oliveira (titular) - Renato da Fonseca (suplente)
  • CNC:  Guilherme Macedo Reis Mercês (suplente)
  • SEBRAE: Carlos Melles (suplente)
  • CUT: Geralcino Santana Teixeira (titular)
  • IEDI: Dan Ioschpe (titular)
  • ANPROTEC: Guilherme Coutinho Calheiros (suplente)
  • APEX-Brasil: Antonio Floriano Pereira Pesaro (titular) - Antônio Igor Queiroz Brandão (suplente)
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade