Manaus decreta estado de calamidade pública por causa da chuva
Temporal provou alagamentos e deslizamentos de terra na capital do Amazonas, no último domingo (12.mar)
SBT News
A Prefeitura de Manaus decretou, nesta 2ª feira (13.mar), estado de calamidade pública por causa das chuvas. A medida acontece um dia após o município ser atingido por um temporal, que provocou diversos pontos de alagamento e deslizamentos de terra na região.
De acordo com a Defesa Civil, mais de 120 ocorrências foram registradas por toda a cidade. Já o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana contabilizou 17 ocorrências de trânsito, sendo dois acidentes, em decorrência das chuvas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No último domingo (12.mar), o desmoronamento de um barranco, no bairro Jorge Teixeira, soterrou 11 casas e deixou pelo menos 8 mortos; outras 3 pessoas foram resgatadas com vida.
Segundo a prefeitura, choveu muito acima da média naquela parte da cidade - 96 milímetros -, e o local onde ocorreu o deslizamento era classificado pela Defesa Civil como área de risco.
Ainda conforme a gestão municipal, cerca de 74 pessoas que tiveram suas residências atingidas estão provisoriamente abrigadas em uma escola do bairro. Outras famílias, que vivem na parte superior do barranco, onde também há riscos de desabamento, também serão retiradas da região.
Nesta 2ª, uma força-tarefa composta por representantes das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social, de Infraestrutura, de Assistência Social e de Limpeza Urbana, se juntou às equipes do Corpo de Bombeiros na busca por sobreviventes dos deslizamentos.
Leia também: