Lençóis Maranhenses podem virar Patrimônio Natural da Humanidade
Parque Nacional foi criado há mais de 40 anos e fica a 250 km de São Luís
O Parque dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, concorre ao título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Uma comissão da Unesco, em data não divulgada, deve vir ao Brasil fazer uma avaliação presencial do local. O dossiê de candidatura dos Lençóis Maranhenses foi encaminhado em 2018 e o possível título vai dar mais visibilidade mundial para conservação da área.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Parque Nacional dos Lençóis fica a cerca de 250 quilômetros (km) da capital São Luís e foi criado há mais de 40 anos. É o maior campo de dunas da América do Sul, com uma área de 155 mil hectares.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Parque atende a pelo menos a três critérios exigidos pela Unesco para se tornar patrimônio natural mundial:
- beleza natural
- geológicos significativos
- habitats para a conservação da biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas
O Brasil já possui sete locais declarados como Patrimônio Natural Mundial: o Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na divisa entre Paraná e Argentina; as reservas de Mata Atlântica, em São Paulo e Paraná; a Costa do Descobrimento, na Bahia e Espírito Santo; as áreas Protegidas da Amazônia Central e do Pantanal; a Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, em Goiás; além do arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas.