Governo de SP decreta luto oficial após mortes no litoral norte
36 óbitos já foram confirmados; mais de 2400 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas por causa das chuvas
O governo do estado de São Paulo decretou, nesta 2ª feira (20.fev), luto oficial de três dias pelas vítimas do temporal que atingiu o litoral paulista durante o fim de semana. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado.
Até o momento, 36 óbitos foram confirmados, sendo 35 em São Sebastião (31 na Barra do Sahy, dois em Juquehy, um em Camburi e um em Boiçucanga) e um em Ubatuba. Mais de 2400 pessoas estão fora de suas casas, entre desalojados e desabrigados.
Desalojados são aqueles que, durante o temporal, abandonaram suas casas e se deslocaram para a casa de um parente ou amigo. Já o desabrigado é a pessoa que precisa de abrigo público, por causa dos danos causados ao seu imóvel.
A Secretaria Estadual de Saúde informou, no início da tarde desta 2ª feira (20.fev), que 16 feridos estão sendo atendidos no Hospital Regional do Litoral Norte, sendo 13 adultos e cinco crianças. Deste total, cinco estão em estado grave.
Tragédia
Um temporal provocou deslizamentos de terra, alagamentos e desabamentos no litoral paulista durante o final de semana. Casas e carros ficaram completamente destruídos. A cidade mais atingida foi São Sebastião, no litoral norte do estado de São Paulo.
Vários pontos da rodovia Rio-Santos precisaram ser bloqueados por conta dos alagamentos e quedas de barreiras. As autoridades orientam que os motoristas busquem rotas alternativas, mas algumas pessoas seguem ilhadas.
Nesta 2ª feira (20.fev), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoou as áreas afetadas pelas chuvas, acompanhado de uma comitiva com diversos ministros.
Leia também: