Publicidade
Brasil

Ao lado de comitiva, Lula sobrevoa áreas afetadas por chuva em SP

Tragédia no litoral norte registra 36 mortes e há, ao menos, 40 pessoas desaparecidas

Imagem da noticia Ao lado de comitiva, Lula sobrevoa áreas afetadas por chuva em SP
Lula vê São Sebastião do alto
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoa, na manhã desta 2ª feira (20.fev), as áreas afetadas pelas chuvas no litoral norte de São Paulo. Ele está acompanhado de uma comitiva com diversos ministros.

Presidente Lula (PT) e os ministros Jader Filho (MDB) e Rui Costa (PT) sobrevoam São Sebastião | Reprodução/Secom

Após olhar os estragos do alto, Lula deve visitar o Centro de Operação montado no município de São Sebastião, o mais atingido pelo temporal que matou, até agora, 36 pessoas.

Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta (PT), pelos menos outras 40 pessoas estão desaparecidas.

As buscas seguem, com o apoio de servidores das Forças Armadas, do governo do Estado, da prefeitura de São Sebastião e voluntários. Dois cães especializados em buscas também atuam no local.

Presidente Lula (PT) conversa com o prefeito de São Sebastião (SP), Felipe Augusto (PSDB) | Reprodução/Secom

Estado de calamidade pública

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT) -- que também integra a comitiva presidencial em São Sebastião -- anunciou que a pasta reconheceu, nesta 2ª feira, estado de calamidade pública em seis municípios de São Paulo: Guarujá e Bertioga, no litoral sul, e São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, no litoral norte.

Acompanham o presidente, ainda, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha (PT), o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB).

Waldez Góes, Renan Filho e Alexandre Padilha acompanham presidente Lula em São Sebastião | Reprodução/MIDR

Tragédia

Um temporal provocou deslizamentos de terra, alagamentos e desabamentos no litoral paulista. Casas e carros ficaram completamente destruídos. Um bebê, de nove meses, morreu no bairro de Camburi. As autoridades ainda não divulgaram as circunstâncias da morte dele. Em Boiçucanga, uma mulher de 35 anos morreu soterrada.

Em Ubatuba, uma pedra se soltou de uma encosta e atingiu uma casa provocando a morte de uma criança de sete anos. Em Ilhabela, a enxurrada arrancou uma parte do asfalto e veículos que estavam estacionados na avenida da praia acabaram despencando na areia.

Vários pontos da rodovia Rio-Santos precisaram ser bloqueados por conta dos alagamentos e quedas de barreiras. As autoridades orientam que os motoristas busquem rotas alternativas, mas algumas pessoas estão ilhadas.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade