Extremos climáticos: Brasil terá diferentes condições, a depender da região
Nesta 3ª, enquanto o Sudeste enfrenta acúmulo de água, o Sul terá menos umidade, piorando a estiagem
A 3ª feira (24.jan) será de diferentes extremos climáticos pelo Brasil. O tempo, que já vem desde o início do ano castigando sulistas com a estiagem e moradores do Sudeste e Norte com grandes acúmulos de água, vai piorar.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Rio Grande do Sul deve chegar a um nível de umidade menor que os 30%. Santa Catarina deve ficar perto de 33%. Paraná, 43%. Valores inferiores ao ideal definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 60%.
Com a secura predominando, os indicadores dos termômetros devem subir. O interior gaúcho deve continuar registrando temperatura próxima dos 40°C. Um pouco menos, em torno de 35°C, deve registrar o Rio de Janeiro.
Só que os estados da região da Sudeste estão sob outras infleuências. Continua o sistema de baixa pressão, com nuvens carregadas, perto da costa fluminense. Adicionada a esse fenômeno, tem a frente fria, também sobre o mar.
A umidade lançada pelos ventos do oceano ainda encontra aquele corredor de umidade que vem da Amazônia. O que pode incidir no aumento de chuva no estado de Minas Gerais, onde 235 municípios estão em situação de emergência.
Algumas das cidades mineiras nessa situação receberam mais da metade da chuva do que era esperado para o mês inteiro: Sabará acumulou 185 milímetros, enquanto Perdões, 172 mm. Em terceiro lugar com maior índice de chuva está o município capixaba Santa Maria de Jetibá, que teve 152 mm.
A Defesa Civil está em alerta para possíveis enchentes e deslizamentos de terra. O que já aconteceu nesta 2ª feira. Seis rodovias, em MG, foram interditadas: BR-116, BR-459, BR-040, BR-252, BR-365 e BR-381 com dois pontos de bloqueio.
São Paulo
O interior de São Paulo também deve ter acúmulo de água, além de raios. Só o litoral e a capital é que devem ter uma 3ª com chuva de verão. Já a 4ª deve ser de sol na cidade de São Paulo, dia de seu aniversário de 469 anos.
Veja também: