Publicidade
Brasil

IR devido ao Governo pode ser doado para ações sociais até 31 de dezembro

Pessoas físicas podem destinar até 6% do valor a pagar para instituições de sua escolha

Imagem da noticia IR devido ao Governo pode ser doado para ações sociais até 31 de dezembro
Imposto de Renda
• Atualizado em
Publicidade

Quem tem imposto de renda a pagar pode doar parte dos valores devidos ao Governo para ações sociais da escolha do contribuinte. O prazo para destinação dos recursos vai até o dia 31 de dezembro, e o desconto será feito no imposto devido de 2023.

Já em caso de restituição, o valor doado volta acrescido com correção da taxa Selic. Pessoas físicas podem destinar até 6% do tributo. Para ambos dos casos, é necessário que o contribuinte opte pelo modelo completo de declaração.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Como na próxima 6ª feira (30.dez) não há expediente bancário, o ideal é fazer a doação para instituições até 5ª feira. Mas, quem perder a data, ainda tem como doar. No ano que vem, ao enviar a declaração, o contribuinte poderá destinar os mesmos 6% que teria que pagar à Receita Federal aos fundos municipais da criança e do idoso. No entanto, não será possível escolher a entidade beneficiada.

O diretor do Sindicato das Empresas Contábeis do Rio Grande do Sul, Celso Luft, explica que a lista de instituições beneficiadas pelos fundos da criança e do idoso podem ser conferidas junto às prefeituras.

"As entidades têm que estar credenciadas no fundo da criança e do adolescente e no fundo do idoso. Se não, é uma simples doação. Eu não vou deduzir na declaração do imposto de renda", afirma o contador.

O asilo Padre Cacique, o mais antigo de Porto Alegre, é uma das instituições beneficiadas pelos recursos. A organização sem fins lucrativos, que atua para garantir uma vida digna para 100 idosos em vulnerabilidade social, depende das doações para o Fundo Municipal do idoso para garantir a manutenção deste trabalho. Em 2023, a meta é captar R$ 16 milhões.

"O objetivo desse projeto é manter o custeio da instituição pelo período de 2 anos, com pagamento de luz, de pessoal, alimentação geral, material descartável, material de limpeza e higiene, e pagamento de honorários de médicos, para todos os gastos da instituição", explica a gerente de administração do asilo, Elisiane Albuquerque.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade