Garimpeiro ilegal em terra indígena é preso pela PF
Denúncias davam conta de que garimpo clandestino realizava extração de ouro
SBT News
A Polícia Federal (PF) prendeu um homem em flagrante e apreendeu uma escavadeira hidráulica, mercúrio, arma, munições, uma camionete e uma moto. Com apoio da Funai (Fundação Nacional do Índio), a operação combate a extração ilegal de minérios e crimes ambientais na Terra Indígena Kayapó, no município de São Felix do Xingu, no Pará.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Pelos relatos de populares, acontecia na região a reativação das atividades minerárias ilegais, em um garimpo clandestino de ouro, em uma área isolada da Terra Indígena Kayapó. O local estava fechado desde o mês de maio, depois de uma operação da PF.
De acordo com a polícia, o motorista do veículo foi preso em flagrante e os bens, apreendidos e apresentados na Delegacia de Polícia Federal em Redenção - local onde o criminoso foi autuado por crimes contra o meio ambiente e invasão de terra da União. As penas, somadas, podem chegar a 8 anos de prisão.
Ainda houve a apreensão de uma escavadeira hidráulica, que estava no limite da Terra Indígena, com sinais de que a máquina havia sido retirada recentemente da área.